solidariedade

VÍDEO: Campanha do Agasalho já beneficiou mais de 500 famílias em Santa Maria

Quem quer receber roupas deve ir ao Centro Desportivo Municipal entre terça e sexta-feira, das 13h30min às 16h30min


Foto: Marcelo Oliveira (Especial)
Doações de roupas podem ser feitas em pelo menos 13 estabelecimentos comerciais espalhados pela cidade. No CDM, 589 famílias já foram beneficiadas

Um mês após ter sido lançada, a Campanha do Agasalho 2021 recebeu 15.880 peças, entre roupas, calçados e cobertores. De acordo com o levantamento mais recente da Secretaria de Desenvolvimento Social, dentre os itens arrecadados, 10.760 já foram doados. Até agora, foram beneficiadas 589 famílias em situação de vulnerabilidade social de Santa Maria. O balanço é feito aos sábados, e encaminhado à Defesa Civil.

A Campanha do Agasalho deste ano teve início em 15 de maio e possui diversos pontos de coleta espalhados pela cidade. Quem deseja receber alguma roupa ou cobertor da Campanha deve ir até o Ginásio B do Centro Desportivo Municipal (CDM), o Farrezão, entre terça e sexta-feira, das 13h30min às 16h30min. A distribuição segue todos os protocolos de saúde e segurança. O CDM também é um ponto de coleta de doações da Campanha do Agasalho 2021, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h.

Acidente com trator deixa dois homens mortos no interior de São Gabriel

Em comparação com o ano passado, aumentou os dias totais de ação. Em 2020, a Campanha durou seis semanas, com funcionamento em dois dias. Este ano, serão 10 semanas com 4 dias de funcionamento cada. Conforme o coordenador da Campanha, Rodrigo Capeleto, já foram realizados 650 atendimentos no CDM. É estimado que cada pessoa leve em torno de 20 peças de roupas a cada visita ao local:

- Terça-feira é o dia que temos mais procura. As pessoas pensam que as melhores roupas estarão disponíveis só no primeiro dia, mas não é assim. Temos nosso estoque e renovamos conforme as peças saem.

Lauri Machado da Silva, 58 anos, está desempregado e foi até o Farrezão em busca de roupas para sua netinha, Mirella, de 1 ano. Ele escolheu algumas peças, mas também pensou em formas de contribuir para a campanha.

- Sacolas são itens que temos em casa, acumulamos e muitas vezes ficamos sem usar. Vou trazer algumas para que as pessoas possam colocar as roupas e levar embora - diz, Silva.

Controladores de tráfego começam a multar a partir de 21 de junho

De acordo com o secretário João Chaves, os itens mais procurados são cobertores, itens infantis e roupas de tamanho G e GG. Ainda segundo ele, é feito um cadastro, para que haja continuidade na assistência a estas pessoas.

- Queremos saber se estas pessoas estão no Cras (Centro de Referência de Assistência Social), se recebem bolsa família, para que tenham os direitos assegurados. Direitos estes que são constitucionais - afirma o secretário.

A iniciativa segue até 31 de julho e tem o apoio da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Espaço Contábil Região Centro.

PONTOS DE COLETA DA CAMPANHA DO AGASALHO 2021

Supermercados Rede Vivo
Monet Plaza Shopping
Shopping Praça Nova
Royal Plaza Shopping
Postos Ferrari
Associação dos Transportadores Urbanos (ATU)
Farmácias São João
Oral Sim
Associação dos Professores Universitários de Santa Maria (Apusm)
Espaço Contábil
Lumenk Energia Solar
Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)
Centro Desportivo Municipal (CDM)

Internet

wpp.png