Santa Maria registra fim de ano violento com três assassinatos no último final de semana de 2023

Santa Maria registra fim de ano violento com três assassinatos no último final de semana de 2023

Foto: Arquivo Pessoal

Primeiro crime aconteceu na noite de sábado, na Vila Lídia. Rodrigo Kosminski, 38 anos, foi morto a tiros na frente de casa, na Rua Bege

O final de semana de despedida de 2023 foi um dos mais violentos da história de Santa Maria. Em dois dias, o município registrou três homicídios, elevando para 55 o número de assassinatos no ano que se encerrou.

 
O pano de fundo da criminalidade que assustou os santa-marienses em uma data que deveria ser de festa foi o mesmo que vem ceifando dezenas de vidas na cidade: o tráfico de drogas.

​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O primeiro crime foi registrado na noite de sábado (30) na Vila Lídia, no Bairro Noal. Segundo a Brigada Militar (BM), Rodrigo Kosminski, 38 anos, morreu ao ser baleado a tiros por volta das 21h30min na frente da própria casa, na Rua Bege. O autor dos tiros teria disparado após a vítima ter se direcionado ao portão da casa.

 
Kosminski foi socorrido por familiares e encaminhado ainda com vida ao Pronto Atendimento (PA) do Patronato, mas não resistiu e morreu no local.

 
A violência voltou à cena no último dia do ano. Na tarde de domingo (31), a vítima foi identificada como Carlos Alberto Castro Viana, 37 anos. Ele morreu após três criminosos invadirem uma casa na Rua Dourados, no Passo D'Areia, e atirarem contra a vítima, que morreu no local.

 
Poucas horas depois, o jovem Otávio Gonçalves da Silva, 18 anos, foi assassinado a tiros na Avenida Maestro Barbosa Ribas, também na Vila Lídia.

 

Tráfico de drogas

 

A Polícia Civil investiga os três homicídios, que teriam como motivação a disputa entre facções criminosas por territórios para o tráfico de drogas no município. Em função do protesto dos delegados contra a falta de diálogo do governo do Estado com a categoria, não foram dadas informações oficiais sobre os crimes.


Queda após dois anos

 

Apesar de ser um dos finais de ano mais brutais de Santa Maria, o número de homicídios em 2023 apresentou redução após dois anos consecutivos de aumento. Em 2022, houve 70 assassinatos - número recorde, que se igualou apenas ao verificado em 2017. Em 2021, 58 pessoas foram mortas.

 
Em 2020, o total chegou a 44 assassinatos e, em 2019, a 48.

  

Menina de 4 anos é internada no Husm com sinais de estupro; caso será investigado Anterior

Menina de 4 anos é internada no Husm com sinais de estupro; caso será investigado

Corpo de jovem que desapareceu após cair em açude da região é localizado Próximo

Corpo de jovem que desapareceu após cair em açude da região é localizado

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI