Morte de motoboy: defesa afirma que policiais agiram de "forma técnica, moderada e proporcional" no caso

Autor: Mateus Ferreira

Morte de motoboy: defesa afirma que policiais agiram de

A defesa dos três policiais militares que atenderam a ocorrência envolvendo o motoboy Márcio Campos Souza se manifestou sobre o caso e alegou que os PMs são inocentes.

Souza, 45 anos, morreu horas depois de ser abordado pela Brigada Militar, no Bairro Nova Santa Marta, na noite de domingo, dia 8. Ele estaria em surto devido ao uso de drogas e precisou ser contido com algemas e uso de arma de choque. Socorrido pelo Samu, ele foi levado ao Pronto-Atendimento do Patronato e, na madrugada de segunda-feira (9), foi transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde morreu no começo da manhã. 


 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O advogado Matheus Quartieri, que está representando os PMs, emitiu uma nota onde destaca que “os policiais militares que atenderam a ocorrência agiram de forma técnica, moderada e proporcional diante da reação do indivíduo, o qual estava sob efeitos de entorpecentes e se negou a obedecer a ordem de abordagem”. A nota ainda reforça que “ao final da apuração será demonstrada a inocência dos policiais militares”.



Confira a nota emitida pela defesa dos advogados

"A defesa ainda não obteve acesso aos elementos de informação documentados na investigação. Entretanto, desde já, destaco que os policiais militares que atenderam a ocorrência agiram de forma técnica, moderada e proporcional diante da reação do indivíduo, o qual estava sob efeitos de entorpecentes e se negou a obedecer a ordem de abordagem. Ao final da apuração será demonstrada a inocência dos policiais militares."


Matheus Quartieri, advogado 


Relembre o caso

A Brigada Militar foi acionada às 20h35min de 8 de janeiro na Rua Evangelista Marcos, na Nova Santa Marta, após Márcio Campos Souza sofrer um surto em via pública. Ao chegar no local, os policiais o viram chutando um poste de luz e danificando a fiação.


Os policiais deram voz de abordagem, que não foi obedecida, sendo então feito “uso moderado da força e algemas para contenção, bem como o disparo de spark (arma de choque), que não surtiu efeito no motoboy”. Souza precisou ser contido pelos policiais e colocado no chão, de bruços. Por estar sem camisa, vestindo apenas uma bermuda, sofreu lesões nas costas, braços, barriga, pernas e rosto, segundo a BM. Ainda conforme informações da Brigada, foi necessário o apoio de mais duas equipes para o atendimento da ocorrência. A abordagem foi filmada por uma testemunha.


Após ter sido imobilizado e contido pelos policiais, o motoboy foi encaminhado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Pronto Atendimento do Patronato, onde permaneceu em observação.



No PA do Patronato, o cunhado do homem atendido informou que ele estaria sob efeito de drogas desde sábado (6), e que fazia uso da droga k9, uma maconha sintética. Durante a madrugada, Souza foi transferido para o Husm, onde morreu por volta das 7h de segunda-feira (9). No registro da morte feito por um irmão da vítima na Polícia Civil, a informação é que o motoboy teria morrido após ser internado “em surto, devido ao uso excessivo de drogas”. Contudo, outro familiar diz que a vítima teria morrido devido ao excesso da abordagem policial. Desde então, a família cobra explicações das autoridades


Homem é morto após discussão com cunhado em Santa Maria Anterior

Homem é morto após discussão com cunhado em Santa Maria

Familiares de casal morto em acidente na BR-158 organizam novas manifestações em Cachoeira do Sul e Santa Maria Próximo

Familiares de casal morto em acidente na BR-158 organizam novas manifestações em Cachoeira do Sul e Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI