
Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Um homem de 36 anos foi preso no final da manhã desta quinta-feira (15) após descumprir medidas protetivas de urgência. O fato ocorreu no centro de Santa Maria.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Conforme informações divulgadas pela Polícia Civil, o homem já teria antecedentes criminais por ameaça e descumprimento de medidas protetivas.
Depois da prisão em flagrante, o homem foi encaminhado à Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm).
A ação foi realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e é relacionada ao dia "D" da Operação Elo de Proteção, feita em conjunto com a Brigada Militar.
Descumprimento de medida protetiva é crime
Qualquer tentativa de aproximação do agressor com a vítima (seja descumprindo a distância imposta no documento, por meio de telefonemas ou contato via redes sociais) configura descumprimento e precisa ser denunciado.
Em situações de emergência, se a violência está ocorrendo no exato momento, ligue para a Brigada Militar por meio do 190, que uma viatura será acionada para prestar socorro. Em Santa Maria, também é possível denunciar para a Polícia Civil por meio do telefone (55) 98423-2339.
Ao ser localizado, o agressor é preso de forma preventiva e encaminhado ao presídio mais próximo. De acordo com a Lei Maria da Penha (11.340/2006), a pena é de detenção pelo período de três meses a dois anos.
O que é a medida protetiva?
A medida protetiva pode ser solicitada logo após o registro da ocorrência. É feita via sistema e tem um prazo máximo de 48h para ser aprovada. É uma forma de impedir que a pessoa responsável pela agressão se aproxime ou tente algo novamente contra a vítima.
As medidas mais comuns que são solicitadas: afastamento do agressor do lar, proibição de aproximação (a distância fica a cargo do juiz que analisa a medida), restrição de aproximação e de contato (restrição de contato não somente com a vítima, mas também com seus familiares, seja física ou por meio de redes sociais ou telefonemas). Uma medida protetiva tem a vigência de 6 meses e pode ser prorrogada.
Registro e pedido de medida protetiva online
Desde o dia 24 de abril, o registro do boletim de ocorrência pode ser feito neste link, na Delegacia de Polícia Online da Mulher. Dados pessoais, como nome completo, endereço e telefone tanto da vítima quanto do agressor serão solicitados e devem ser preenchidos. Não é necessário ter uma prova, pois a própria denúncia já basta. Depois da ocorrência, a vítima pode solicitar a medida protetiva, de forma online, sem necessidade de ir pessoalmente até uma delegacia.
Delegacia de Polícia Online da Mulher: clique aqui.
Onde pedir ajuda em Santa Maria
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Santa Maria
Endereço da Deam: Rua Duque de Caxias, 1.159, Centro
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30min às 12h e 13h30min às 18h
Telefone: (55) 3222-9646 ou (55) 98423-2339
Endereço da DPPA: Avenida Nossa Senhora Medianeira, 91, Bairro Medianeira
Horário de funcionamento: 24 horas (inclusive finais de semana e feriados).
Telefone: (55) 3222-2858 ou por meio do 190.
Leia mais:
- Violência doméstica: desde 2019, Santa Maria contabiliza sete feminicídios; mais de 190 prisões foram realizadas somente neste ano
- "É uma mentira que as mulheres abusam da medida protetiva", conta juiz responsável pela Juizado de Violência Doméstica e Familiar sobre o cenário de Santa Maria
- Polícia Civil lança plataforma para que vítimas de violência doméstica solicitem medidas protetivas de forma online