Bloqueadores de sinais e ampliação de vagas: novo superintendente da Polícia Penal destaca prioridades

Autor: Andreina Possan

Bloqueadores de sinais e ampliação de vagas: novo superintendente da Polícia Penal destaca prioridades

Foto: Rafa Marin (Polícia Penal/Divulgação)

O santa-mariense Sérgio Ilha Dalcol, 40 anos, assumiu nesta semana como novo superintendente da Polícia Penal do Rio Grande do Sul, órgão responsável pela gestão de todo o sistema prisional do Estado. Servidor penitenciário desde 2014, ele atuava como diretor-geral da instituição. 

 + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Em entrevista ao programa Fim de Tarde CDN, da Rádio CDN 93.5 FM, na quarta-feira (4), Dalcol destacou que assumir o posto mais alto da corporação é motivo de muito orgulho.

– Estar aqui cumprindo essa função com mais de 5 mil agentes penitenciários, mais de 600 técnicos penitenciários e quase 50 mil presos é uma complexidade bem grande, mas tenho uma trajetória que me sinto preparado para isso neste momento - disse. 

Segundo o superintendente, seu objetivo é dar continuidade à reorganização do sistema penitenciário gaúcho, com foco na entrega de novas unidades prisionais, no fortalecimento da Polícia Penal e no uso de tecnologia para ampliar o controle nas penitenciárias.

– Hoje, o maior desafio realmente são as vagas, mas com as entregas desses novos estabelecimentos vamos conseguir elevar o sistema prisional para outro patamar. A gente vai conseguir ter uma plenitude de vagas e conseguir gerenciar de uma forma melhor - garantiu.

A falta de vagas no sistema é uma demanda antiga do setor. Em abril, quando o ex-prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, assumiu a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, ele destacou a urgência em ampliar o número de vagas. Além disso, Dalcol elencou como parte de suas prioridades a aceleração das obras em andamento, o chamamento de novos servidores e o avanço no processo de aprovação da Polícia Penal como força institucional.


Foto: Polícia Penal (Divulgação)

Como forma de reforçar a segurança nos presídios, o superintendente destacou os investimentos em tecnologia dentro das alas, especialmente na instalação de bloqueadores de sinal de celular, como parte das políticas públicas de segurança:

– A gente tem corrido bastante para entregar esses locais, com esses bloqueadores de celular. Isso está dentro das nossas políticas publicas para atender o sistema prisional. A gente vai trabalhar nisso para que esses bloqueadores comecem a funcionar o mais rápido possível em todos os estabelecimentos. Obviamente, são tecnologias novas, demandam algumas situações diferentes, e a gente está se adaptando a isso.


Santa Maria

A trajetória de Dalcol no sistema prisional inclui passagens pela Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm), onde atuou como diretor. Foi nesse período que ele estabeleceu um vínculo de trabalho com o secretário Jorge Pozzobom.

Mesmo no novo cargo, Dalcol garante que mantém um olhar atento para a cidade natal, embora ressalte a necessidade de imparcialidade como gestor estadual.

– Santa Maria é minha terra. Eu acompanho de perto o quantitativo de presos, e qualquer situação que se sobressaia e que julguemos que precise de uma intervenção, com certeza vou ajudar a terrinha. Mas a gente está bem servido de gestores na região, e não tenho uma preocupação latente com relação a isso neste momento - informou o policial pena, que é formado em Administração e Ciências Sociais e cursa mestrado em Gestão de Organizações Públicas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).  

A Polícia Penal
Subordinada à Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo, a Polícia Penal é o órgão estadual responsável pela execução administrativa das penas privativas de liberdade e das medidas de segurança. Criada em agosto de 2022, substituiu a antiga Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Administra 112 unidades prisionais no Estado, entre presídios, penitenciárias, centros de custódia hospitalar, instituto psiquiátrico e colônia penal.


Leia mais

Adolescentes são apreendidos suspeitos de agredir homem até a morte em Júlio de Castilhos Anterior

Adolescentes são apreendidos suspeitos de agredir homem até a morte em Júlio de Castilhos

Quatro foragidos são recapturados em menos de 10 horas pela Brigada Militar de Santa Maria Próximo

Quatro foragidos são recapturados em menos de 10 horas pela Brigada Militar de Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI