Polícia Federal deflagra operação contra fake news nas eleições de 2024 em Santa Maria

Polícia Federal deflagra operação contra fake news nas eleições de 2024 em Santa Maria

Foto: Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Doação de Constantino, com o objetivo de reprimir a produção de fake news relacionadas às eleições de 2024, em Santa Maria. A investigação apura, além da prática de fake news eleitoral, os crimes de calúnia eleitoral e usurpação de função pública (crime que ocorre quando um particular ou funcionário público exerce uma função que não lhe é devida).


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Conforme o jornalista Humberto Trezzi, de GZH, com base na investigação da Polícia Federal, os vídeos teriam sido manipulados por uma pessoa ligada à federação PSDB/Cidadania e os partidos PP, PSB, Republicanos e PSD (que venceu a eleição para prefeito no município), insinuando que o candidato Valdeci Oliveira, do Partido dos Trabalhadores (PT), teria recebido benefícios de doações oriundas de um ministério liderado pelo político Paulo Pimenta, na época ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom). Contudo, conforme detalhes da investigação da PF veiculados por GZH, essas imagens foram classificadas como manipulações que apresentam informações falsas e descontextualizadas


Nas peças publicitárias, o locutor fala: "Eles não têm vergonha na cara". Enquanto isso, aparecem na tela o ministro Pimenta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o candidato a prefeito de Santa Maria Valdeci Oliveira (todos do PT).


A narrativa continua mostrando seis caminhões dos Correios usados para transportar donativos, fiscalizados por agentes municipais de trânsito.


Durante a ação desta quinta, policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão contra um homem supostamente envolvido nos fatos.


Segundo a PF, a busca realizada nesta manhã teve como finalidade identificar quem produziu e divulgou o conteúdo, além de outros possíveis envolvidos.


Caso sejam confirmadas as acusações, as penas podem chegar a 5 anos de prisão.


Até o momento, não foi informado pela Polícia Federal quais objetos foram apreendidos durante a ação, nem qual seria a função ou o papel desempenhado pelo homem alvo do mandado de busca e apreensão na suposta produção e divulgação do vídeo investigado.


NOTA OFICIAL DA COLIGAÇÃO TODOS POR SANTA MARIA

A Coligação Todos por Santa Maria desconhece quaisquer fatos relacionados com possíveis notícias falsas envolvendo os donativos transportados por caminhões a serviço dos CORREIOS. À época, em razão da notoriedade que o fato tomou, a Coligação apenas o relatou na forma da lei ao Ministério Público Eleitoral para apuração.
Em relação ao conteúdo da propaganda eleitoral realizada Coligação Todos por Santa Maria relacionada a este fato, foi decidido pelo Juiz Eleitoral da 041ª Zona Eleitoral de Santa Maria no Pedido de Direito de Resposta apresentado pela Coligação do PT que “antes de se tratar de notícia de fato inverídico, o que os requeridos noticiaram, durante o horário eleitoral, foi a tomada de providências para apuração dos fatos em relação aos quais há justa causa para investigação”.


O nome da operação, "Doação de Constantino", faz referência ao evento histórico ligado a um documento medieval falsificado, supostamente redigido pelo Imperador Romano Constantino I, doando terras ao Papa Silvestre I no século IV. 

Crescem as apreensões de drogas, dinheiro e contrabando nas rodovias federais da região Anterior

Crescem as apreensões de drogas, dinheiro e contrabando nas rodovias federais da região

Pedestre morre atropelado na BR-158 em Santa Maria Próximo

Pedestre morre atropelado na BR-158 em Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI