Polícia Civil conclui investigações e elucida todos os 55 homicídios de 2023 em Santa Maria

Polícia Civil conclui investigações e elucida todos os 55 homicídios de 2023 em Santa Maria

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Santa Maria concluiu nesta quinta-feira (23) a elucidação de todos os 55 homicídios praticados na cidade em 2023.


De acordo com o delegado Marcelo Mendes Arigony, apenas um caso ainda estava sendo investigado, em que dois jovens, de 19 e 25 anos, que já estão presos desde fevereiro, eram apontados como autores da morte de Jorge Derly Freitas Vaz, 67 anos. A vítima foi morta a tiros por volta da 1h do dia 22 de dezembro na frente de sua casa na Avenida Brasil, na Vila Resistência, no Bairro Pinheiro Machado.


A identificação dos autores se deu após o cumprimento de mandado de busca e apreensão, quando uma arma foi apreendida na casa de um dos suspeitos e encaminhada para ao Instituto-Geral de Perícias (IGP). Exame balístico feito com as munições apreendidas no local do crime apontaram que a arma foi a mesma de onde partiram os projéteis que vitimaram Vaz.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Durante as investigações, a polícia teve acesso a imagens de câmeras de videomonitoramento, que flagraram parte da ação. Pelas imagens, é possível verificar o caminho realizado pelo autor dos disparos.


Para Arigony, a elucidação de todos os crimes é resultado do trabalho da Delegacia de Homicídios, juntamente com a colaboração das outras forças de segurança, especialmente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), da Brigada Militar e do Instituto-Geral de Perícias (IGP), que contribuem para o esclarecimento dos crimes. Além, também, do Ministério Público e do Poder Judiciário, que atendem as representações nos pedidos de busca, apreensão e prisão.


Com a elucidação do último caso em aberto de 2023, o delegado Marcelo Arigony indiciou os jovens e pediu pela manutenção das prisões, alegando a manutenção da ordem pública, pois se trata de execução típica de grupos criminosos. O crime estaria relacionado à tomada da casa onde a vítima morava.


Quanto ao ano de 2024, Santa Maria já contabiliza 34 homicídios, sendo dois por oposição a intervenção policial. Em 15 de fevereiro, um jovem de 19 anos morreu durante troca de tiros com a polícia na Rua Doutor Bozano, no Bairro Bonfim. Em 7 de abril, um homem de 38 anos foi morto após atirar contra policiais na Rua Cinza, na Vila Arco-Íris, no Bairro Noal.


- Este ano a gente teve uma curva crescente de crimes, o que tem demandado bastante trabalho por parte da Delegacia de Homicídios. Mas seguimos trabalhando no firme propósito, procurando chegar ao final do semestre com todos os homicídios esclarecidos e os autores presos - afirma o delegado de Homicídios.


Motorista foge após colidir com Fiat Uno, que atropelou pedestre e capotou em Santa Maria Anterior

Motorista foge após colidir com Fiat Uno, que atropelou pedestre e capotou em Santa Maria

Após três dias desaparecido, flanelinha é localizado por familiares em Santa Maria Próximo

Após três dias desaparecido, flanelinha é localizado por familiares em Santa Maria

Polícia
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI