Foto: Brigada Militar
Instituída em março de 2022, a Patrulha Rural da Brigada Militar de São Pedro do Sul tem se consolidado como uma das principais ferramentas de segurança pública na região central do Rio Grande do Sul.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Inicialmente abrangendo o 3° Pelotão da Brigada Militar, responsável pelos municípios de São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Toropi e Quevedos, a patrulha tem se destacado no combate ao abigeato e aos crimes contra propriedades rurais. Suas ações incluem policiamento ostensivo e preventivo, com a realização de abordagens a veículos, condutores e passageiros, especialmente nas principais vias de acesso ao interior desses municípios.
As barreiras estratégicas têm sido um instrumento importante para inibir crimes e identificar atitudes suspeitas. Além disso, os policiais realizam visitas regulares às propriedades rurais, com o auxílio da ferramenta Avante, que permite monitorar áreas com maior necessidade de fiscalização.
A atuação da Patrulha Rural foi recentemente destacada com a prisão de quatro homens em Toropi, que planejavam assaltar um casal de idosos no interior do município. Com o trabalho de inteligência da Brigada Militar, os suspeitos foram detidos antes do crime.
Em julho, a Patrulha Rural de São Pedro do Sul expandiu sua atuação, passando a atender também os municípios de Jari, Tupanciretã e Júlio de Castilhos. Agora, é responsável pela segurança em sete municípios, ampliando seu alcance.
Conforme moradores da região, a presença dos policiais tem gerado uma maior sensação de segurança entre os produtores rurais.