Foto: Polícia Civil (Reprodução)
Um idoso de 71 anos, morador de Jari, foi vítima de uma quadrilha especializada em fraudes virtuais e perdeu mais de R$ 2 milhões entre os anos de 2022 e 2023. Segundo o site G1RS, a Polícia Civil confirmou que a vítima acreditava estar envolvido em um relacionamento virtual com uma suposta investidora americana, que prometia visitá-lo no Brasil.
A estratégia utilizada pelos criminosos, conhecida como "golpe do amor", é realizado por meio virtual, através de redes sociais, nas quais, usando um perfil falso, os golpistas simulavam um vínculo emocional com a vítima e ofereciam presentes valiosos, como joias. Em troca, exigiam depósitos financeiros alegando cobrir taxas alfandegárias, tributos e outros custos fictícios relacionados ao envio das encomendas.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Na manhã de quarta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Tupanciretã, deflagrou a “Operação Dom Quixote” para combater crimes de estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ação, realizada com o apoio das Polícias Civis de São Paulo e Ceará, cumpriu 13 mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em cidades dos dois estados.
Seis pessoas foram presas nas cidades de São Paulo, Santo André, Guarulhos, Ferraz de Vasconcellos e Osasco. Durante as buscas, os policiais recolheram documentos, celulares, notebooks e cartões bancários, além de bloquearem contas e bens dos investigados.
A investigação, coordenada pelo Delegado Anderson Pedro Riedel, da Delegacia de Tupanciretã, apontou que o grupo criminoso atuava de forma estruturada, explorando emocional e financeiramente pessoas vulneráveis. "Essa operação representa um avanço importante para desmantelar esse tipo de organização e minimizar os danos às vítimas", afirmou o delegado.
A ação contou com o envolvimento de 25 agentes da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, além de equipes de São Paulo e Ceará. As autoridades continuam trabalhando para identificar outros integrantes da quadrilha e recuperar os valores desviados.