Brigada Militar

VÍDEO: Operação Papai Noel reforça policiamento no Centro

Objetivo é garantir a tranquilidade dos lojistas e consumidores durante as compras de final de ano

Foto: Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Quem passa pelo centro de Santa Maria percebe um aumento no efetivo da Brigada Militar (BM). O reforço faz parte da Operação Papai Noel 2020, que aumenta a ronda ostensiva principalmente na área central da cidade, onde durante as próximas semanas, se espera um aumento significativo no fluxo de consumidores tendo em vista a proximidade das festas de final de ano.

De acordo com o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Cleberson Braida Bastianello, grande parte do planejamento de policiamento ostensivo da BM passa a ter o foco direcionado às ações no entorno do comércio da cidade, mas sem deixar de lado a segurança nos demais bairros e vilas do município.


O ônibus itinerante da Brigada Militar - Base Móvel Comunitária - também está à disposição de consumidores e lojistas de Santa Maria na Praça Saldanha Marinho. O veículo, que possui equipamentos de última geração para o monitoramento de grandes massas, permite o compartilhamento de imagens com a Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Além da Base Móvel, Bastianello cita a utlização de mais de 40 soldados da escola de Formação de Sargentos da BM que reforçam esse policiamento:

- Esse efetivo está à disposição na escala de planejamento, atuando em três turnos com os demais grupos e esquadrões do regimento. Estamos com os nossos pontos de referência de atendimentos orientados a receber demandas e a dar apoio a eventuais ocorrências registradas nesse período, além da nossa força mecanizada, com utilização de viaturas e motocicletas em circulação constante pelos locais de maior concentração de pessoas. A Bike Patrulha também está presente nas rondas ostensivas em Camobi, onde também há uma concentração bem significativa de consumidores nessa época do ano. 

VÍDEO: ônibus que atende vítimas de violência doméstica passa em Santa Maria

Referente aos cuidados que a população deve ter ao circular pela área comercial da cidade durante o final de ano, o tenente-coronel conta que o índice de assalto a pedestres teve uma queda significativa se comparado ao ano passado, mas que por se tratar de final de ano, onde há mais circulação de dinheiro, trabalhar no pré-crime é um dos grandes objetivos da Operação Papai Noel. O comandante do 1º RPMon também reforça os cuidados que as pessoas podem ter. Entre as dicas, está o de evitar utilizar o celular em público, especialmente em pontos de ônibus.

- É preciso que as pessoas fiquem atentas. Alguns procedimentos simples podem ajudar a evitar problemas, como não mexer na carteira em público, desconfiar de mais de uma pessoa pedindo informações ao mesmo tempo - disse Bastianello.

*Colaborou Laíz Lacerda e Fabricio Minussi

Imagens

Internet

wpp.png