meio ambiente

Prefeitura começa a limpar locais com descartes irregulares de lixo

Primeira ação aconteceu nesta segunda-feira, na Estrada Fiorino Estefanon, próximo a BR-158 na Faixa para Rosário do Sul

18.427


Foto: Prefeitura Municipal de Santa Maria (Divulgação)
Funcionários trabalham na limpeza do lixo jogado na Estrada Fiorino Estefanon, próximo a BR-158 na Faixa para Rosário do Sul

Uma força tarefa da Secretaria de Meio Ambiente começou nesta segunda-feira, a limpeza de locais que estão sendo utilizado irregularmente para o descarte de lixo. Além de limpar os locais, a intenção desta ação é terminar com o descarte nesses pontos e evitar a proliferação do mosquito da dengue

 No primeiro momento, a limpeza está sendo feita na Estrada Fiorino Estefanon, próximo a BR-158 na Faixa para Rosário do Sul. Os próximos locais serão a Rua Irmã Dulce, Avenida Maestro Barbos Ribas, Avenida Dom Ivo Lorscheiter e no Jockey Clube. Uma retroescavadeira e um caminhão estão sendo utilizados para o trabalho, além de funcionários que estão executando o serviço. 

Moradores denunciam suposto incêndio criminoso na Urlândia

Dois descartes irregulares de lixo foram flagrados pelas câmeras do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria. O primeiro flagrante deste ano foi registrado pela câmeras em 31 de janeiro, quando um freteiro descartou irregularmente dois sofás e vários outros bens inservíveis em um contêiner na Avenida Medianeira, quase em frente ao Ciosp. O homem foi identificado e notificado sobre sua ação irregular.  

Já o segundo caso, aconteceu em um terreno no Distrito Industrial. O local tinha recorrentes problemas de descarte de lixo e passou por uma limpeza recentemente. Após isso, uma câmera foi instalada para o monitoramento diário. Em menos de uma semana, o primeiro flagrante foi registrado na manhã deste sábado, um descarte irregular de resíduos. As imagens mostram uma kombi chegando ao local às 9h 20min. O motorista desce, descarrega o material e cinco minutos depois entra no veículo e vai embora. Conforme o registro feito pela Secretaria de Meio Ambiente, foi feito descarte de restos de madeira, de embalagens plásticas e lâmpadas fluorescentes, entre outros objetos. 

Servidora fica ferida em acidente envolvendo carro da Guarda Municipal

As imagens vão auxiliar a fiscalização do município na identificação e responsabilização do autor do descarte irregular. Segundo a prefeitura, uma das providências que serão tomadas, é que o responsável limpe e recupere a área, além de das a destinação correta dos resíduos. .  

MULTA

Conforme o decreto federal 6.514, quem for flagrado descartando lixo de forma irregular no meio ambiente poderá responder por infração administrativa, que prevê autuação com multa que varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, reforça que denúncias de descarte irregular de resíduos podem ser feitas de segunda a sexta-feira, pelo telefone (55) 3921-7150, das 7h30min às 16h30min, ou pelos e-mails fiscalizacaomeioambiente.sma@gmail.com e meioambientesm@gmail.com.


Internet

wpp.png