Santa Maria

Patrulha Maria da Penha entrega doações a famílias de mulheres vítimas de violência doméstica

Ação também beneficiou outras pessoas em situação de vulnerabilidade social em quatro locais da cidade

18.429
Foto: Foto: Brigada Militar (divulgação)

Foto: Brigada Militar (divulgação)

A Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar (BM) entregou roupas, calçados e cobertores a famílias de mulheres vítimas de violência doméstica em Santa Maria. A ação aconteceu na tarde de quinta-feira e também beneficiou pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

As doações arrecadadas por meio da Campanha do Agasalho da instituição e de campanha do 2º Esquadrão do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon) foram entregues na Santa Marta, no Minuano, na Lorenzi e na Kennedy. 

Em uma hora, duas pessoas são detidas com armas em Santa Maria

De acordo com o comandante do 3º e 4º Esquadrão da BM, capitão Alexandre Pires Lacerda, a atividade desempenhada pela patrulha é muito importante. As equipes, além de coibir a violência doméstica, também têm o objetivo de atuar no lado social, com doações de agasalhos e alimentos às famílias de vítimas que tiveram o meio familiar abalado e, consequentemente, em alguns casos, potencializado pela pandemia devido a dificuldades financeiras.

- A ação também tem visa resgatar a autoestima e o verdadeiro valor das mulheres vítimas de violência doméstica, pois, por vezes, elas deixam se abalar em razão da violência psicológica, moral e patrimonial que sofrem - conta o capitão.

PATRULHA MARIA DA PENHA
Criadas em 2012, as patrulhas têm como objetivo atender especificamente os casos que a Lei Maria da Penha considera violência contra a mulher, em razão da vulnerabilidade e hipossuficiência de gênero ocorrido em âmbito doméstico ou familiar. As equipes especializadas atuam a partir do deferimento da Medida Protetiva de Urgência pelo Judiciário, com despacho de necessidade de acompanhamento da força policial até decisão de extinção ou término do prazo da medida.

Atualmente, as equipes especializadas da BM conta com mais de mil militares capacitados. Em todo o Estado, há 61 patrulhas que abrangem 112 municípios, entre eles Santa Maria.

Internet

wpp.png