operação hoplitas

Mais de 300 pessoas são abordadas em Santa Maria e Santiago

Brigada Militar realizou abordagens, revistas e identificação de suspeitos durante o final de semana

18.427


Foto: Brigada Militar (Divulgação)
Barreira na Rua Duque de Caxias abordou carros e motocicletas durante o final de semana. Condutores e passageiros eram identificados pelos policiais 

A Brigada Militar (BM) deflagrou neste final de semana a operação Hoplitas, com a intenção de dar sensação de segurança à comunidade e inibir crimes. Policiais realizaram barreiras, abordaram quase 150 veículos e revistaram mais de 300 pessoas. As ações aconteceram em Santa Maria e em Santiago e resultaram em quatro prisões.

Em Santa Maria, policiais do 1º Regimento de Polícia Montada (1ºRPMon) desencadeou as ações da noite de sexta-feira até a madrugada de segunda-feira. Foram abordados 59 veículos, 80 pessoas identificadas e revistadas. Foram atendidas 12 ocorrências e aplicadas 8 notificações durante a operação. 

Para o Tenente-Coronel Cleberson Bastianello, além de dar sensação de segurança, a operação tem como objetivo realizar abordagens qualificadas, identificar suspeitos e busca de foragidos do sistema prisional.

- A operação tem seguido semanalmente com bastante sucesso e nós não temos dia  e nem hora para encerrar. Temos datas específicas para seguir na operação, mas a Brigada Militar segue todos os dias da semana durante 24 horas  por dia nas ruas. Independente de pandemia e de qualquer situação atendendo a comunidade. Esta é a força da comunidade. Estaremos sempre juntos - destaca Bastianello. 

Em Santiago, na área do 5º Regimento de Polícia Montada (5ºRPMon) foram revistadas e identificadas 272 pessoas. Também foram abordados e revistados 88 veículos. Quatro pessoas acabaram presas durante a operação. Elas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento para o registro da ocorrência. 

SIGNIFICADO DA OPERAÇÃO
Hoplita (do grego hoplítes, pelo latim hoplites) era, na Era Clássica da Grécia antiga, um cidadão-soldado de infantaria pesada. Seu nome provém do grande escudo levado para as batalhas: o hóplon. O hoplita era o principal soldado grego da antiguidade.

Internet

wpp.png