segurança nas águas

Guarda-vidas começam a ser selecionados e treinados para Operação Verão RS

Serão 331 postos de salvamento distribuídos no litoral norte, no litoral sul e águas internas

Taísa Medeiros
Foto: Foto: Nícolas Castro/CBMRS

Foto: Nícolas Castro/CBMRS

Mais de 1.800 candidatos a guarda-vidas civis e militares começaram a ser selecionados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) para a Operação RS Verão Total 2021/2022. Serão 331 postos de salvamento distribuídos no litoral norte, no litoral sul e águas internas.

São selecionados e treinados militares oriundos da Brigada Militar e dos guarda-vidas civis temporários (GVCT). Para concorrer a vaga GVCT na Operação, 1.296 pessoas se inscreveram no processo seletivo. Dos inscritos, 924 concorrem as etapas de seleção da capacitação e 372 para a de recertificação.

Foto: Nícolas Castro/CBMRS

Operação combate perturbação de sossego no Bairro Camobi

O processo de capacitação é voltado aos candidatos que ainda não participaram em operações anteriores. A recertificação é voltada a candidatos que já atuaram como GVCT em edições anteriores da Operação Verão. Os candidatos a GVCT ainda passarão pelas três fases do concurso - exame de saúde e mental, exame de aptidão física e capacitação técnica.

A instituição oferece capacitação técnica aos GVCT de 200 horas/aula, sendo 120 horas/aulas e 80 horas de Estágio Supervisionado. A recertificação técnica é composta por 50 horas/aula. 

Foto: Nícolas Castro/CBMRS

Internet

wpp.png