Segundo caso de material explosivo em 10 dias mobiliza forças de segurança em Santa Maria

Segundo caso de material explosivo em 10 dias mobiliza forças de segurança em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Arquivo, Diário)

Um artefato com características explosivas foi localizado às margens de um rio, próximo à estrada da Vista Alegre, no distrito de Arroio do Só, em Santa Maria. O objeto foi encontrado por um pescador, que acionou as autoridades. O fato aconteceu na tarde de domingo (21).

Ao chegar ao local, a Brigada Militar isolou a área e adotou os protocolos de segurança para evitar riscos à população. Profissionais do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também estiveram presentes na ocorrência.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Diante da suspeita de se tratar de um explosivo, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado. A detonação controlada do artefato ocorreu por volta das 22h, provocando um forte estrondo, que assustou moradores da região. A área permaneceu isolada durante toda a operação, sem registro de feridos.

O subprefeito de Arroio do Só, Arnaldo Tronco, relata que o objeto, que poderia ser uma granada, aparentava estar no local há bastante tempo.
– A gente acredita que esse artefato fazia muitos anos que estava ali. Ele estava bastante deteriorado pelo tempo – afirma.

Segundo Tronco, a situação causou preocupação na comunidade, principalmente por se tratar de um ponto frequentado por pescadores.
– É um local onde o pessoal costuma pescar e até montar acampamento. Não é uma coisa normal de acontecer, por isso gerou apreensão – diz.

O subprefeito também levantou a hipótese de que o artefato tenha sido exposto após o desbarrancamento da margem do rio durante uma enchente.
– Provavelmente o rio desbarrancou com a enchente, e foi aí que o pescador conseguiu visualizar o objeto e chamou a polícia – explica.

A Polícia Civil investiga a origem do artefato e as circunstâncias de como ele foi parar às margens do rio.


Granada e explosivos

Este é o segundo caso envolvendo a localização de materiais explosivos registrado em Santa Maria em um intervalo de 10 dias. O primeiro ocorreu no dia 11 deste mês, quando o  Batalhão de Choque apreendeu um arsenal em uma residência no Bairro Passo das Tropas.

Naquela ocorrência, os policiais localizaram um veículo com uma granada e outros materiais explosivos, além de pasta base utilizada na fabricação desses artefatos. No interior da residência, também foram apreendidas drogas como crack, maconha e cocaína, armas, munições, rádios comunicadores e anotações relacionadas ao tráfico. Quatro pessoas foram presas, sendo uma delas foragida da Justiça.

Quase 30 mil veículos devem passar pela praça de pedágio de Santa Maria e 159 mil devem circular na RSC-287 durante o feriado de Natal Anterior

Quase 30 mil veículos devem passar pela praça de pedágio de Santa Maria e 159 mil devem circular na RSC-287 durante o feriado de Natal

Brigada Militar prende jovem por descumprimento de medida protetiva em São Pedro do Sul Próximo

Brigada Militar prende jovem por descumprimento de medida protetiva em São Pedro do Sul

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI