Foto: Beto Albert (Arquivo, Diário)
Um artefato com características explosivas foi localizado às margens de um rio, próximo à estrada da Vista Alegre, no distrito de Arroio do Só, em Santa Maria. O objeto foi encontrado por um pescador, que acionou as autoridades. O fato aconteceu na tarde de domingo (21).
Ao chegar ao local, a Brigada Militar isolou a área e adotou os protocolos de segurança para evitar riscos à população. Profissionais do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), também estiveram presentes na ocorrência.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Diante da suspeita de se tratar de um explosivo, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi acionado. A detonação controlada do artefato ocorreu por volta das 22h, provocando um forte estrondo, que assustou moradores da região. A área permaneceu isolada durante toda a operação, sem registro de feridos.
O subprefeito de Arroio do Só, Arnaldo Tronco, relata que o objeto, que poderia ser uma granada, aparentava estar no local há bastante tempo.
– A gente acredita que esse artefato fazia muitos anos que estava ali. Ele estava bastante deteriorado pelo tempo – afirma.
Segundo Tronco, a situação causou preocupação na comunidade, principalmente por se tratar de um ponto frequentado por pescadores.
– É um local onde o pessoal costuma pescar e até montar acampamento. Não é uma coisa normal de acontecer, por isso gerou apreensão – diz.
O subprefeito também levantou a hipótese de que o artefato tenha sido exposto após o desbarrancamento da margem do rio durante uma enchente.
– Provavelmente o rio desbarrancou com a enchente, e foi aí que o pescador conseguiu visualizar o objeto e chamou a polícia – explica.
A Polícia Civil investiga a origem do artefato e as circunstâncias de como ele foi parar às margens do rio.
Granada e explosivos
Este é o segundo caso envolvendo a localização de materiais explosivos registrado em Santa Maria em um intervalo de 10 dias. O primeiro ocorreu no dia 11 deste mês, quando o Batalhão de Choque apreendeu um arsenal em uma residência no Bairro Passo das Tropas.
Naquela ocorrência, os policiais localizaram um veículo com uma granada e outros materiais explosivos, além de pasta base utilizada na fabricação desses artefatos. No interior da residência, também foram apreendidas drogas como crack, maconha e cocaína, armas, munições, rádios comunicadores e anotações relacionadas ao tráfico. Quatro pessoas foram presas, sendo uma delas foragida da Justiça.