Prefeitura começará demolição do pavilhão onde funcionavam associação de reciclagem e escola de samba

Prefeitura começará demolição do pavilhão onde funcionavam associação de reciclagem e escola de samba

Fotos: Mateus Rossato (Diário)

A prefeitura de Santa Maria deu início ao processo de demolição do pavilhão localizado próximo à Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Divina Providência, onde funcionavam entidades como uma associação de reciclagem e uma escola de samba. A medida ocorre após a desocupação do imóvel, considerado estruturalmente comprometido e com risco à segurança da população. A primeira etapa, que já está na fase final, consiste na ​desocupação, retirada de materiais, equipamentos, resíduos e do telhado. Conforme o Executivo, o próximo passo será a contratação da empresa responsável pelo recebimento dos resíduos resultantes da demolição.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

 

O prédio, de propriedade do município, foi alvo de notificação no dia 17 de dezembro de 2025, quando os grupos que desenvolviam atividades no local receberam prazo de 30 dias para desocupar o espaço. A decisão ocorreu após a deflagração da Operação Km 2 e teve como principal objetivo garantir a segurança da comunidade, diante das condições precárias do imóvel. Paralelamente, a administração municipal estuda um plano de revitalização da área, que também prevê a construção de uma escola e de um complexo esportivo.

Quatro grupos utilizavam o pavilhão, sendo que dois deles estavam com permissões de uso vencidas desde 2021 e 2022. Os outros dois são alvos de uma ação de reintegração de posse ajuizada pela prefeitura em 2023. Conforme o Executivo, uma das permissões vencidas resultou em uso habitacional indevido do espaço, com a presença de menores de idade em condições consideradas insalubres e perigosas.


Confira a nota da prefeitura

"A Prefeitura de Santa Maria informa que, referente ao conjunto de galpões localizados na Vila Km 2, Bairro Divina Providência, está em andamento o processo de retirada de materiais, equipamentos, resíduos e cobertura. Esta etapa está em fases finais.

Além disso, a família que estava residindo de maneira irregular na edificação já desocupou o espaço. A demolição das estruturas será a próxima etapa, e está em fase de coleta de orçamentos para o serviço de destinação dos resíduos de construção civil. Tão logo a contratação da empresa responsável seja homologada, será iniciada a demolição das estruturas colapsadas.

Para referida área , a Administração Municipal já estuda projetos de revitalização, incluindo a construção de uma escola municipal e de um complexo esportivo, para beneficiar toda a comunidade da região Norte. O Executivo Municipal prestou apoio técnico e logístico para as retiradas de equipamentos e pertences da Arsele e Vila Brasil."

Entidades que ocupavam o prédio foram notificados em 17 de dezembro


Destino dos grupos

Com a desocupação do pavilhão, os grupos que atuavam no espaço começaram a buscar alternativas para manter suas atividades. No campo cultural, futebol e samba passarão a dividir o mesmo espaço em Santa Maria. Isso porque o Conselho Deliberativo do Inter-SM aprovou, na noite de segunda-feira (19), a cessão temporária do Departamento de Bochas do clube para a Associação Artístico-Cultural Vila Brasil, escola de samba que utilizava o pavilhão. A decisão foi tomada em reunião no Estádio Presidente Vargas, com a presença de cerca de 25 conselheiros, e contou com apenas um voto contrário.

Já a Associação de Reciclagem Seletivo Esperança (Arsele), que esteve instalada por mais de duas décadas no Bairro Divina Providência, avalia a transferência para um centro comunitário localizado na Rua Domingos de Almeida, no Bairro Salgado Filho.


Leia também: 

Acidente na BR-287 deixa jovem gravemente ferida em São Vicente do Sul Anterior

Acidente na BR-287 deixa jovem gravemente ferida em São Vicente do Sul

PRF registra queda de 5,5% nas mortes em rodovias federais do RS em 2025 Próximo

PRF registra queda de 5,5% nas mortes em rodovias federais do RS em 2025

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI