Órgãos discutem e trabalham em estratégias para reduzir os números de acidentes no trânsito em Santa Maria

Autor: Andreina Possan e Letícia Klusener

Órgãos discutem e trabalham em estratégias para reduzir os números de acidentes no trânsito em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

A secretaria de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria trabalha na elaboração anual de um relatório para levantar as principais vias onde os acidentes ocorrem em Santa Maria. O estudo é fundamental também para auxiliar em decisões referentes às intervenções que devem ser feitas, como a instalação de um redutor de velocidade, faixa de pedestres ou semáforos, além de comparar anualmente os aumentos ou diminuições nas ocorrências de trânsito.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Lucimar Garcia de Sá trabalha nas ações e no levantamento dos dados do município, que é feito desde 2019 para se analisar os problemas apresentados. Comandante da 3ª Companhia Rodoviária de Santa Maria, o capitão Thiago Nunes e o agente Jussie Pettine Santos, da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, também falaram sobre os números no perímetro urbano de competência das corporações, como funcionam os atendimentos e as atividades realizadas na tentativa de reduzir os acidentes e consequentemente de vítimas. 

Confira as demais matérias sobre o assunto aqui

É consenso entre os três agentes de que a conscientização sobre cuidados no trânsito é o caminho para a redução. Por conta disso, ações como cursos, Escolinha de Trânsito e panfletagem são feitas ao longo do ano. Segundo a coordenadora Lucimar de Sá, é a partir da educação que é possível reduzir as estatísticas. Por isso, ela aponta que o trabalho de coleta de dados é crucial para entender os determinantes dos acidentes: 

– A educação para o trânsito seria o comportamento no trânsito. Sabemos que são estudos, não só em Santa Maria, são estudos mundiais, que cerca que os fatores ou mais determinantes são falhas humanas. E o que se trabalha? A questão da educação. Ela que vai trabalhar na prevenção. Esse é um trabalho que vem sendo feito no decorrer dos anos. O que fazemos, atualmente, são ações educativas que buscam essa mudança de comportamento, consequentemente a prevenção dos sinistros no município.   

Por que um mês para discutir o trânsito?

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ação para a segurança no trânsito. Por conta disso, o mês se tornou referência para ações que envolvem a mobilidade. A cor amarela é para simbolizar atenção ou sinalização, assim como é usada no trânsito. 

– O Maio Amarelo é um movimento dentro das estratégias para redução dos índices de vítimas do trânsito. É um movimento mundial, em torno de 30 países fazem parte do movimento Maio Amarelo e desenvolvem ações dentro do movimento. Foi no mês de maio que foi assinada a resolução da ONU que criou a primeira década de ação para a redução dos índices de vítimas no trânsito. Apesar de atualmente ser um movimento mundial, foi uma iniciativa do Observatório de Segurança Viária em 2014 que discutiu de forma mais efetiva. 

O Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) aponta como tema em 2025 a “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”. A iniciativa busca incentivar a transformação das cidades para tornar o trânsito um espaço mais seguro e aponta as decisões humanas como fundamentais para este processo

– Santa Maria está sempre engajada nas ações do Maio Amarelo e esse ano não é diferente. Estamos prevendo várias ações, desde trabalho nas escolas, nas vias, são vários tipos de ações diferentes que vamos trabalhar para chamar a atenção da importância da segurança viária, do cuidado, do comportamento.  As ações serão intensificadas no mês de maio, mas elas são trabalhadas de forma intensa e efetiva durante todo o ano.

MAIO AMARELO | PROGRAMAÇÃO EM SANTA MARIA

Quinta-feira (15), das 16h30min às 17h30min

• Blitz educativa na Avenida Paulo Lauda (Bairro Tancredo Neves)

Sábado (17), 10h às 16h

• Escolinha Itinerante do Trânsito e estande no evento de aniversário de Santa Maria

Terça-feira (20), 16h30min às 17h30min

• Blitz educativa na Avenida Maranhão (Bairro Pinheiro Machado), próximo ao mercado Beltrame

Quarta-feira (21), 9h30min às 10h30min

• Blitz educativa na Rua Pinheiro Machado (Bairro Centro), próximo ao HCAA

Sexta-feira (23), 10h às 11h

• Blitz educativa na Avenida Medianeira, próximo ao Parque da Medianeira

Sexta-feira (30), 10h às 11h

• Simulação de sinistro e blitz educativa na Avenida Helvio Basso, próximo ao retorno sentido centro-bairro

Por que delegado decidiu adiar conclusão de inquérito do acidente com ônibus da UFSM que matou 7 alunos Anterior

Por que delegado decidiu adiar conclusão de inquérito do acidente com ônibus da UFSM que matou 7 alunos

De 2019 até 2024: finais de semana registram os menores números de acidentes em Santa Maria; confira os horários com maiores registros Próximo

De 2019 até 2024: finais de semana registram os menores números de acidentes em Santa Maria; confira os horários com maiores registros

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI