Foto: Carlos Eduardo Machado de Lima (Divulgação)
Na tarde de sábado (7), ocorreu a formatura dos Bombeiros Mirins da Oficina Bombeiro Civil Mirim Quadros, no CTG Sentinela da Querência. 27 alunos receberam o certificado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O projeto, desenvolvido pelo bombeiro civil Fernando Quadros, atua nas escolas do município há 3 anos, ministrando o curso para crianças e adolescentes entre 5 e 16 anos. Em 2024, implementou o curso de Bombeiro Mirim como uma disciplina optativa nas escolas.
O planejamento do projeto inclui, além das noções básicas de segurança, a aprendizagem sobre o uso consciente dos números de emergência, para que saibam acionar serviços de emergência de forma adequada e segura; técnicas de primeiros socorros, com orientações práticas e certificado sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH); prevenção e respostas a incêndios, com treinamentos para identificar alarmes de incêndio, traçar rotas de fuga e localizar saídas de emergência; e promoção de saúde física e mental, com atividades recreativas para combater o sedentarismo.
Para Quadros, o objetivo da oficina vai além de apenas transmitir conhecimentos, pois visa formar cidadãos responsáveis, colaborativos e conscientes, com valores de cidadania:
- Com um aspecto social, mesmo, de convivência, de saber a diferença de um pra outro. [Tudo isso] dentro de atividades recreativas competitivas, de trabalho em grupo, finaliza o bombeiro.
Escolas
O projeto atua em 4 escolas de Santa Maria. Confira quais são:
- Escola Santa Catarina;
- Colégio Franciscano Sant'anna
- Escola Medianeira;
- Instituto São José.
Além dos alunos matriculados nestas escolas, que desenvolvem as atividades durante a semana, a Oficina Bombeiro Civil Mirim Quadros também atua nos sábados. Neste dia, crianças e adolescentes que não necessariamente fazem parte das escolas citadas podem participar.
Para mais informações, entre em contato com o organizador do projeto, Fernando Quadros, pelo número (55) 99156-2417.
Saiba mais:
- Indústria de Santa Maria investirá R$ 19 milhões em melhorias e ampliações;
- UFSM vai testar motores de nova fábrica chinesa de carros; projeto com UFSC e Unicamp é de R$ 120 milhões;
- Iniciativa inédita no país, programa de microcrédito é lançado para auxiliar pequenos empreendedores da Quarta Colônia.