Morre José Francisco da Silva, o Maranhão, líder comunitário e voz ativa da zona sul de Santa Maria

Morre José Francisco da Silva, o Maranhão, líder comunitário e voz ativa da zona sul de Santa Maria

Foto: Reprodução

Morreu em Santa Maria, aos 67 anos, José Francisco da Silva, conhecido como Maranhão, liderança comunitária que por décadas acompanhou e cobrou ações do poder público na zona sul da cidade. Morador da Urlândia, ele representou a Associação de Moradores do bairro e a Associação Comunitária Renascer, tornando-se uma das vozes mais ativas em debates sobre serviços públicos, infraestrutura e políticas sociais.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A despedida de Maranhão será no Complexo Velatório e Crematório Angelos Oeste, Sala Safira. A cerimônia inicia nesta sexta-feira (21), às 20h, e vai até sábado (22), às 8h30min. A causa da morte não foi revelada.

Atuação

Maranhão era presença constante em audiências públicas e tribunas livres da Câmara de Vereadores e em pautas debatidas pela imprensa local. Ao longo dos anos, protocolou pedidos de investigação e denúncias contra diferentes gestões municipais, argumentando em defesa do interesse da comunidade.

Em 2019, ele apresentou à Câmara uma denúncia de improbidade administrativa contra o então prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) por supostas irregularidades na coleta de lixo e de inservíveis. O pedido foi rejeitado por unanimidade, mas os vereadores decidiram abrir uma comissão especial para apurar os fatos.

Um ano antes, em 2018, ele havia protocolado outra denúncia relacionada a supostas irregularidades na área da saúde. A proposta também foi rejeitada pelo Legislativo, mesmo pela oposição.

Maranhão ficou conhecido pela busca ativa por informações públicas e pela atuação direta em órgãos de controle. Em 2016, investigou o caso de um superintendente municipal que, segundo ele, recebia auxílio-doença do INSS enquanto ocupava cargo comissionado na prefeitura. A apuração levou o Executivo a exonerar o servidor. Na época, Maranhão levou a denúncia ao Ministério Público Federal, à prefeitura e à Câmara de Vereadores.

Com atuação firme e frequente no debate público, Maranhão se tornou figura reconhecida na defesa das demandas da Urlândia. 


Foto: Angelos/Reprodução
Jair Bolsonaro é preso preventivamente por Moraes após Flávio convocar vigília Anterior

Jair Bolsonaro é preso preventivamente por Moraes após Flávio convocar vigília

Caminhoneiro desaparece após tombar carreta carregada com soja em Cruz Alta Próximo

Caminhoneiro desaparece após tombar carreta carregada com soja em Cruz Alta

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI