Macedônia do Norte: 15 pessoas, incluindo ex-ministro, são presas após incêndio em boate

Cerca de dois dias depois do incêndio que matou 59 pessoas e mais de 155 feridas em uma boate na Macedônia do Norte, a polícia local prendeu 15 pessoas por estarem ligadas direta ou indiretamente, à tragédia. O caso aconteceu no fim de semana no Club Pulse, em Kocani, onde cerca de 500 pessoas assistiam a um show do DNK, uma dupla de hip-hop popular no país.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a GZH, o ministro do Interior da Macedônia do Norte, Pance Toskovski, afirmou que os detidos serão interrogados, acrescentando que havia suspeita de suborno e corrupção ligados ao incidente.


Dezenas de famílias das vítimas fizeram vigília nos hospitais e cobraram respostas das autoridades, que disseram que a casa estava operando com um documento de licença emitido ilegalmente e não dispunha de rotas de fuga adequadas.


O prédio que abrigava o Club Pulse foi registrado como uma instalação industrial, mas mesmo assim recebeu uma autorização para operar como um espaço de entretenimento pelo Ministério da Economia, disse o promotor público, Ljupco Kocevski.


Os promotores pediram a prisão do ex-ministro da Economia Kreshnik Bekteshi, de acordo com a MRT, uma agência de notícias estatal. Os policiais detiveram outro ex-funcionário do ministério, bem como servidores de agências governamentais.


Relembre o caso

O incêndio ocorreu na madrugada de domingo (16), onde cerca de 500 pessoas assistiam a um show do DNK, uma dupla de hip-hop popular no país.Vários integrantes da banda estão entre os mortos, incluindo Andrej Gjorgieski, um dos vocalistas principais. Os efeitos pirotécnicos no palco desencadearam o incêndio, que se espalhou rapidamente.


As idades das vítimas variam de 16 a 24 anos, segundo a chefe do Hospital Geral de Kochani, doutora Kristina Serafimova, de acordo com o meio de comunicação estatal MIA. A maioria das vítimas fatais foi pisoteada, ela acrescentou.


Presidente da AVTSM resume incêndio como "tragédia anunciada"

incêndio em uma boate na Macedônia do Norte, causado por efeitos pirotécnicos na madrugada de domingo (16), trouxe à tona memórias da tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria. Em ambos os casos, as chamas se espalharam rapidamente após as faíscas do material disparado pelos integrantes da banda entrarem em contato com o teto do estabelecimento, feito de material inflamável. 


Para Flávio Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), o incidente pode ser definido como uma "tragédia anunciada", e mostra a falta de comprometimento em garantir a segurança de quem frequenta casas noturnas.


— Está na hora de provocar uma mobilização internacional, fazer uma campanha para proibir qualquer tipo de artefatos pirotécnicos em casas noturnas, boates, shows, ginásios e cobrar para que sejam cumpridas as legislações de prevenção. Só assim podemos prevenir essas tragédias evitáveis como essas que aconteceram e vão continuar acontecendo se providências não forem tomadas — reforça.


Leia mais:





Comissão de Direitos Humanos da Assembleia envia denúncia à Corregedoria da Brigada Militar sobre detenção de estudantes na Calourada Anterior

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia envia denúncia à Corregedoria da Brigada Militar sobre detenção de estudantes na Calourada

VÍDEO: motorista se envolve em acidente, recusa bafômetro e depois compra lata de cerveja em Santa Maria Próximo

VÍDEO: motorista se envolve em acidente, recusa bafômetro e depois compra lata de cerveja em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI