Fotos: Polícia Federal (divulgação)
Polícias Federal e Civil investigam suposta organização criminosa que teria ameaçado candidatos com o objetivo de interferir no processo eleitoral em Bagé
Éric Luís Dantas da Rosa, 24 anos, encontrado morto ao lado da Estrada do Perau, em Itaara, na última terça-feira (24), foi o responsável por efetuar disparos durante um comício político de um dos candidatos à prefeitura de Bagé, na Região da Campanha.
A informação foi descoberta durante uma operação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Civil (PC), que investiga uma suposta organização criminosa que teria ameaçado candidatos com o objetivo de interferir no processo eleitoral do município.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre as ordens judiciais, estão 17 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e um de prisão temporária. Os suspeitos são de Bagé, Santa Maria e Charqueadas.
Em Santa Maria os agentes de investigação da 3ª Delegacia de Polícia, liderada pela delegada Alessandra Padula, realizou a prisão de um homem no Bairro Passo D'areia, na região norte do município.
Tráfico apoiaria candidato
Conforme a PF, a organização criminosa teria envolvimento com o tráfico de drogas e estaria apoiando uma campanha política na cidade de Bagé. Segundo a investigação, o apoio viria por meio de votos, disponibilidade de imóveis para a campanha e serviços de segurança.
Com a investigação, a Polícia Federal diz ter encontrado fortes indícios de que essa associação criminosa está envolvida em episódios violentos recentes na cidade da Campanha.
O primeiro deles foi em 13 de setembro, quando um candidato a vereador relata ter tido a casa invadida e também sofrido ameaças com motivação eleitoral. Duas pessoas envolvidas nesse ataque foram identificadas por meio de câmeras de segurança.
Dois dias depois, teria acontecido novo ataque em um comício. A PF afirma ter identificado que uma pessoa com o rosto coberto por um capuz deu de quatro a seis tiros durante o evento político e fugiu logo após. Ninguém ficou ferido.
O suspeito de efetuar os disparos seria Éric da Rosa. Na última terça-feira, Éric, que era natural de Bagé, foi encontrado morto com ferimentos de tiros em Itaara. Para a polícia, a morte teria supostamente ocorrido como "queima de arquivo".