
Foto: Prefeitura de Itaara (Redes Sociais)
Localidade dos Minellos, no interior de Itaara
Desde a noite de segunda-feira (16), já choveu mais de 343 milímetros em Itaara, segundo a BaroClima Meteorologia. Além do alto volume de chuva, a cidade tem três localidades isoladas, e as aulas na rede municipal foram suspensas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– No Ibicuí, fomos lá três vezes e não conseguimos ultrapassar o pontilhão, ou seja, a passagem está interrompida. No Rincão dos Minellos, a chuva corroeu toda a estrada e já foi feito um isolamento para o pessoal não passar. Restava somente um pedaço pequeno e poderia cair. Já na Estrada dos Cauduros, houve um movimento de massa e soterrou a estrada. Tem muito material para descer ainda neste local, não é seguro operar lá neste momento – relata Glademir Morin, coordenador da Defesa Civil de Itaara.
Ainda conforme Morin, é necessário esperar o nível de água baixar no Ibicuí para que as máquinas possam operar, e assim, liberar a passagem. Nos Minellos, a estrutura da estrada é feita com pedras que são retiradas de dentro do leito do rio e é preciso usar uma máquina específica neste trabalho.

Na Estrada dos Cauduros, há pelo menos 27 pessoas, correspondente a 10 famílias, que estão isoladas. Neste local, houve um movimento de massa e, segundo o coordenador da Defesa Civil, será necessário fazer uma contratação emergencial de uma escavadeira hidráulica para trabalhar no local.
– A chuva não cessa, então, está praticamente impossível ter acesso a essas três comunidades. Estamos em contato, mas estão isoladas neste momento – conta.
Duas equipes da Defesa Civil deverão se revezar em plantões nos próximos dias para agir, principalmente, nestes três locais que estão em situação considerada mais crítica. Até a publicação da matéria, não há desalojados nem desabrigados por causa da chuva no município.
As aulas na rede municipal de ensino foram canceladas nesta quarta-feira (18). Segundo o comunicado realizado pela prefeitura por meio das redes sociais "a segurança dos alunos é prioridade e as condições climáticas não permitem a realização das atividades nem o transporte de forma segura."
O prefeito Sandro Ferigollo (PT) esteve na manhã desta quarta na comunidade do Rincão dos Minellos, que fica no interior do município. O momento foi divulgado nas redes sociais da prefeitura:
"Estamos aqui no Minellos. É muita água, vamos fazer a contenção novamente, que já feita outras vezes para podermos liberar o trânsito para as pessoas poderem ir e vir aqui. A equipe toda está trabalhando na chuva" fala o prefeito no vídeo. Confira:
Leia mais:
- Brigada Militar faz resgate aéreo de gestante em situação de emergência em Mata
- Com alagamentos e acessos bloqueados, São João do Polêsine decreta situação de emergência
- Celebrações de Corpus Christi em Santa Maria e região estão mantidas