Foto: Polícia Civil (Divulgação)
Seis pessoas, sendo três homens, de 34, 39 e 58 anos, e três mulheres, de 22, 35 e 38 anos, foram presas na manhã desta quinta-feira (4) durante a ‘Operação Queda da Coroa’, deflagrada pela Polícia Civil em São Sepé. A ação teve como objetivo desarticular uma célula criminosa ligada ao tráfico de cocaína e à associação criminosa no município.
A operação é a segunda fase da 'Operação Exitium', desencadeada em outubro de 2024. Conforme a investigação apontou, dois dos presos são irmãos da principal liderança feminina do tráfico na cidade, que já se encontra recolhida ao sistema prisional. Mesmo após a prisão da chefe da organização, os familiares seguiam com a comercialização de drogas de forma estruturada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O irmão, de 39 anos, continuava residindo no endereço ligado à investigada e era responsável por coordenar a venda de drogas. Já a irmã, de 35 anos, também presa na ação e que ocupou o cargo de chefe da Guarda Patrimonial no município em 2024, tinha participação ativa no esquema criminoso, segundo a investigação.
Ao todo, foram cumpridas outras 14 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão e oito de busca e apreensão nos bairros São Francisco, São Cristóvão, Pontes, Londero, Kurtz e Santos.
Durante as buscas, os policiais apreenderam uma pistola G2c calibre 9mm, dois carregadores e 24 munições. A arma havia sido furtada em 2024, na localidade de Tupanci, interior de São Sepé.
“Rainha do pó”
De acordo com a investigação, a liderança feminina do grupo era conhecida no meio da criminalidade como “rainha do pó”, considerada uma das maiores traficantes da cidade. O nome da operação faz referência justamente à prisão da célula criminosa ligada a ela.
Todos os presos têm antecedentes por crimes como homicídio, tráfico, associação criminosa, roubo, furto, receptação, porte e posse ilegal de arma de fogo, lesão corporal, ameaça, desacato e dano. Eles foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Sepé e ao Presídio Regional de Santa Maria.
A ‘Operação Queda da Coroa’ foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, e contou com apoio de agentes de delegacias de Santa Maria (Draco, DPHPP, 1ª, 2ª e 4ª DPs, DPCA e Deam), além de equipes de São Pedro do Sul, Silveira Martins, Restinga Sêca e Itaara.