Irmãos de "rainha do pó" são presos em operação da Polícia Civil em São Sepé

Irmãos de

Foto: Polícia Civil (Divulgação)

Seis pessoas, sendo três homens, de 34, 39 e 58 anos, e três mulheres, de 22, 35 e 38 anos, foram presas na manhã desta quinta-feira (4) durante a ‘Operação Queda da Coroa’, deflagrada pela Polícia Civil em São Sepé. A ação teve como objetivo desarticular uma célula criminosa ligada ao tráfico de cocaína e à associação criminosa no município.


A operação é a segunda fase da 'Operação Exitium', desencadeada em outubro de 2024. Conforme a investigação apontou, dois dos presos são irmãos da principal liderança feminina do tráfico na cidade, que já se encontra recolhida ao sistema prisional. Mesmo após a prisão da chefe da organização, os familiares seguiam com a comercialização de drogas de forma estruturada.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O irmão, de 39 anos, continuava residindo no endereço ligado à investigada e era responsável por coordenar a venda de drogas. Já a irmã, de 35 anos, também presa na ação e que ocupou o cargo de chefe da Guarda Patrimonial no município em 2024, tinha participação ativa no esquema criminoso, segundo a investigação. 


Ao todo, foram cumpridas outras 14 ordens judiciais, sendo seis mandados de prisão e oito de busca e apreensão nos bairros São Francisco, São Cristóvão, Pontes, Londero, Kurtz e Santos.


Durante as buscas, os policiais apreenderam uma pistola G2c calibre 9mm, dois carregadores e 24 munições. A arma havia sido furtada em 2024, na localidade de Tupanci, interior de São Sepé.


“Rainha do pó”


De acordo com a investigação, a liderança feminina do grupo era conhecida no meio da criminalidade como “rainha do pó”, considerada uma das maiores traficantes da cidade. O nome da operação faz referência justamente à prisão da célula criminosa ligada a ela.


Todos os presos têm antecedentes por crimes como homicídio, tráfico, associação criminosa, roubo, furto, receptação, porte e posse ilegal de arma de fogo, lesão corporal, ameaça, desacato e dano. Eles foram encaminhados ao Presídio Estadual de São Sepé e ao Presídio Regional de Santa Maria.


A ‘Operação Queda da Coroa’ foi coordenada pela delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, e contou com apoio de agentes de delegacias de Santa Maria (Draco, DPHPP, 1ª, 2ª e 4ª DPs, DPCA e Deam), além de equipes de São Pedro do Sul, Silveira Martins, Restinga Sêca e Itaara.

Polícia divulga imagens de suspeito de levar mala para rodoviária de Porto Alegre com mulher esquartejada Anterior

Polícia divulga imagens de suspeito de levar mala para rodoviária de Porto Alegre com mulher esquartejada

Caso Isadora Viana: Primeiro dia de júri é marcado por emoção da mãe Próximo

Caso Isadora Viana: Primeiro dia de júri é marcado por emoção da mãe

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI