Homem baleado pela Brigada Militar em São Sepé segue internado no Husm

Homem baleado pela Brigada Militar em São Sepé segue internado no Husm

Foto: Jornal do Garcia (Reprodução)

Segue internado em estado estável, no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), o homem de 63 anos baleado pela Brigada Militar na tarde de segunda-feira (4), em São Sepé. Segundo a assessoria do hospital, o paciente passou por procedimentos médicos e permanece sob cuidados, sem risco imediato de morte.

O caso ocorreu no centro da cidade, após o homem invadir um estabelecimento comercial armado com uma faca. No local, ele ameaçou o proprietário e duas funcionárias. Conforme informações do blog Jornal do Garcia, o 1º tenente Márcio Ricardo Pinto da Silva, comandante da Brigada Militar de São Sepé, trouxe detalhes sobre o fato, desde o chamado da guarnição até a ação realizada pelos policiais.


+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

De acordo com o tenente Ricardo, antes de ingressar e ameaçar o proprietário e as funcionárias, ele também teria passado por outros dois estabelecimentos, apresentando comportamento violento. A primeira denúncia foi feita por um cliente de um mercado que ligou para a BM relatando o comportamento agressivo do homem dentro do estabelecimento comercial. Ainda será investigado se o homem estaria sob efeito de alguma substância química por apresentar comportamento tão agressivo.

Ao chegarem no local informado, que fica na Rua Sete de Setembro, uma das vias mais movimentadas da cidade, os policiais militares tentaram conter o homem utilizando munição de borracha, mas ele não teria obedecido às ordens e teria investido contra os agentes com a faca em mãos. Diante da resistência e da ameaça direta, foram efetuados, então, três disparos de arma de fogo. Dois tiros atingiram o homem — um na perna e outro no abdômen, com o projétil ficando alojado na região da bacia. Um terceiro disparo não o atingiu.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e prestou socorro no local. Inicialmente, ele foi levado ao hospital de São Sepé e, posteriormente, transferido para o Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).

De acordo com o comandante da Brigada Militar de São Sepé, os policiais agiram dentro dos protocolos. Ele explicou que a arma de choque não foi utilizada inicialmente porque o suspeito usava roupas longas, o que poderia comprometer sua eficácia.

- Ele teve diversas chances de se entregar. Foram feitas tentativas de negociação e uso de munição menos letal. Como continuou investindo contra os policiais, foi necessário o uso de arma de fogo - afirmou o tenente.

A delegada Carla Dolores Castro de Almeida, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, reforçou que o homem desobedeceu às ordens e representava risco à integridade dos policiais e de terceiros.

- Esse homem não acatou as ordens da Brigada Militar e seguiu avançando com uma faca. A tentativa de contenção com armamento não letal foi feita, mas ele não obedeceu. Ninguém pode achar que pode ir armado contra a polícia e sair impune - declarou a delegada.

Ela confirmou que o suspeito possui antecedentes criminais por violência doméstica, ameaça, porte ilegal de arma, resistência e lesão corporal. A delegada também destacou que as câmeras de monitoramento da cidade auxiliarão na apuração do caso, que foi registrado como resistência e ameaça.

A Polícia Civil vai investigar o caso e um inquérito por parte da Brigada Militar também foi instaurado para investigar a conduta dos policiais envolvidos na ação.

Manifestação reúne pais de alunos da Emei Boca do Monte após mudança de local das aulas por causa de ocupação indígena Anterior

Manifestação reúne pais de alunos da Emei Boca do Monte após mudança de local das aulas por causa de ocupação indígena

Pais de alunos da Emei Boca do Monte protestam contra transferência de escola após ocupação indígena Próximo

Pais de alunos da Emei Boca do Monte protestam contra transferência de escola após ocupação indígena

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI