Até a manhã desta quarta-feira (18), entre 10 a 15 pessoas estariam abrigadas pelo município de São Martinho da Serra, segundo o prefeito Robson Flores da Trindade. No município choveu 404 milímetros de segunda-feira (16) até às 11h desta quarta, segundo a BaroClima Meteorologia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Havia expectativa de retirada de pessoas de casas próxima de hidroelétrica do município em localidades Rincão dos Albinos, Rincão dos Pires e São Miguel. No entanto, conforme atualização feita pelo prefeito, não foi preciso, pois há vazão necessária do Rio Toropi, na hidrelétrica, para não estarem em risco.
As pessoas já abrigadas pelo município são de localidades de Ibicuí e Passo dos Macacos.
– Os estragos, ao que tudo indica, são maiores do que os causados pelas chuvas do ano passado. Os estragos nas estradas vicinais, que são 700 quilômetros de estrada de chão, já são superiores.
O prefeito ressaltou que os estragos causados em 2024 já haviam sido recuperados. Inclusive, o Estado havia repassado mais de 3 milhões ao município para recuperação:
– O que nos preocupa também é a questão financeira, vamos precisar levantar e entender o que precisa ser recuperado novamente. São cabeceiras de ponte, bueiros, estradas que os rios danificaram.
Um comitê de crise foi criado, com Gabinete do Prefeito, Defesa Civil, Secretaria de Obras e Secretaria de Assistência Social
Precisa de ajuda em São Martinho da Serra?
Caso precise de ajuda ou informações, você pode ligar para (55) 99144-2586 WhatsApp ou (55) 3277-1101.
A prefeitura realiza uma ação solidária aos desabrigados pelas chuvas. Roupas de inverno, de cama e banho, cobertores, alimentos, itens de higiene pessoal e colchões podem ser doados. Os pontos de coleta são diretamente no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e na sede da prefeitura. Informações podem ser solicitadas com a Secretaria de Assistência Social pelo (55) 3277-1020.