Foto: Mateus Ferreira
Um caso de castração de animais domésticos ocorrido em Santa Maria gerou indignação e mobilização na cidade. Um homem foi acusado de castrar dois gatos de maneira cruel, utilizando uma faca, e ainda publicado o vídeo do ato nas redes sociais. A ação gerou grande repercussão, unindo organizações de proteção animal e moradores da cidade em um protesto por justiça.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na manhã desta sexta-feira (10), cerca de 50 pessoas, representando ONGs de proteção animal, reuniram-se na Praça Saldanha Marinho para protestar contra a crueldade e cobrar providências. O ato foi marcado pela união de entidades como a ONG Somos Pet, liderada por Andréa Brasil, e o Projeto Akiles, representado por Cleber Luis Santos.
Andréa Brasil ficou de responsável por cuidar dos gatos vítimas da violência. Ela foi a primeira pessoa procurada para prestar suporte médico necessário aos animais feridos.
- Eu fui impactada pela notícia porque acordei com um pedido de ajuda pelo Batalhão Ambiental. A ONG Somos Pet assumiu o atendimento desses dois gatinhos e prestou toda a ajuda possível. Foi bem revoltante saber do caso. A gente se uniu muito para estar aqui na praça e mostrar que a luta pela causa animal tem força em Santa Maria – afirmou Andréa.
Santos disse que o caso representa um marco para Santa Maria.
- Essa ação na praça foi um marco para Santa Maria. A gente mostrou a força que as ONGs da causa animal possuem. E extremamente importante acontecimentos como esse, porque com essa união a gente mostra um pouco da nossa luta diária. Mas é preciso muito mais, são necessárias políticas públicas voltadas para a causa animal e um apoio do poder público para o nosso trabalho. E claro, esse caso que ocorreu não pode passar impune, a gente espera que a justiça seja feita – afirmou o coordenador do Projeto Akiles.
A mobilização reforçou o apelo da comunidade por mais atenção do poder público à causa animal. As ONGs que participaram do protesto destacaram a importância de fortalecer as políticas de proteção animal e garantir que crimes como esse não fiquem impunes.
Após o ato na praça, representantes das ONGs se dirigiram à 1ª Delegacia de Polícia, próxima ao local, para acompanhar o caso junto à delegada responsável, Luisa Sousa. Com faixas e cartazes, uma manifestação silenciosa foi executada em frente à delegacia. Cleber Santos e Andréa Brasil foram recebidos pela delegada. Ao final da reunião, Andréa Brasil informou que assinou um termo para ser a fiel depositária dos dois gatos.
Animais foram entregue a ONG
Os dois gatos castrados foram entregues à ONG Somos Pet na tarde desta sexta-feira, no escritório do advogado Antônio Carlos Porto e Silva. Ele está auxiliando o autor da castração, que é morador da zona rural de Santa Maria.
Porto conversou diretamente com Andréa para formalizar a entrega dos animais, que pertenciam à família do autor da castração.