Foto: Eduarda Cerqueira/ Jornal A Platéia (Divulgação)
O Ministério Público firmou um acordo de não persecução penal (ANPP) com Bernardo do Amaral Kummer, motorista e único sobrevivente do acidente que matou quatro pessoas, inclusive dois enteados da filha de Mano Menezes, na BR-293, em Santana do Livramento, em maio deste ano. Com o acordo, ele não será denunciado à Justiça e deixará de responder a processo criminal, desde que cumpra as medidas estabelecidas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O ANPP foi possível após Bernardo confessar o crime. Ele terá três obrigações principais: pagar prestação pecuniária à conta das penas alternativas da comarca, prestar serviços à comunidade por 24 meses com carga mensal de 30 horas e cumprir suspensão da carteira de habilitação por 12 meses. A Justiça ainda definirá quais entidades serão beneficiadas.
Indiciamento
Em julho, a Polícia Civil indiciou Bernardo por homicídio culposo na direção de veículo automotor, com agravante por transportar passageiros. A delegada Giovana Muller, responsável pelo caso, apontou que, embora a perícia tenha sido inconclusiva, o laudo do Instituto-Geral de Perícias indicou que o carro “estava acima da velocidade permitida para a via, o que já pressupõe culpa”.
O acidente
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um Honda CR-V com placas de Dom Pedrito teria saído da pista e capotado no km 303 da BR-293. O veículo, onde viajavam cinco pessoas no sentido Dom Pedrito - Santa Maria, parou em uma área de mata. Bernardo foi o único sobrevivente e recebeu alta cinco dias após ser internado na UTI da Santa Casa de Santana do Livramento.
Entre as vítimas estavam Maria Sophia Dumoncel, 16 anos, e Arthur Dumoncel, 9 anos, enteados da filha do técnico Mano Menezes. Também morreram o psicólogo Maurício Machado Moraes, 42 anos, e Renato Amaral Kummer, 23 anos, irmão do motorista, que faleceu semanas depois em decorrência dos ferimentos.
Os corpos de Maria Sophia e Arthur foram velados em 17 de maio e sepultados no dia seguinte em Santa Maria, cidade da família materna. Na ocasião, o Grêmio se manifestou oficialmente e afastou Mano Menezes temporariamente para acompanhar o luto.
Leia mais