Cinco meses após acidente que matou sete alunos, UFSM retoma viagens de estudo em micro-ônibus e vans da instituição

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) anunciou, na tarde desta segunda-feira (8), a retomada das viagens de estudo e trabalho em micro-ônibus e vans, dentro do limite de 150 quilômetros a partir do campus de referência. Deslocamentos superiores a essa quilometragem ainda não estão autorizadas com os veículos próprios (apenas com ônibus fretados). A medida, divulgada no site da instituição, foi comunicada pelo Núcleo de Transporte (NT) e pela Coordenadoria de Serviços Gerais (CSG) da Pró-Reitoria de Infraestrutura.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com a UFSM, a liberação ocorre após melhorias nos processos internos de controle e manutenção da frota. Entre as ações implementadas estão a dupla revisão dos veículos, maior rigor nos check-lists e a exigência de que o documento pós-viagem seja anexado ao processo de solicitação. Além disso, motoristas já realizam inspeções semanais nos veículos de pequeno porte, com registros arquivados para acompanhamento.


Outra novidade é a instalação do sistema de rastreamento e telemetria veicular, que começa nesta terça-feira (9) em sete veículos. A tecnologia permite monitorar em tempo real o desempenho, a localização e o comportamento do motorista, com o objetivo de aumentar a segurança, reduzir custos e melhorar a eficiência das operações da frota.


Relembre o acidente

Um ônibus com estudantes da Universidade Federal de Santa Maria caiu em uma ribanceira de 52 metros de altura, perto do trevo de acesso ao município de Imigrante, na região do Vale do Taquari, na manhã de sexta-feira, 4 de abril de 2025, e deixou sete mortos e 26 feridos.Todas as vítimas fatais eram calouras do curso de Paisagismo do Colégio Politécnico da instituição.

 

No total, 33 pessoas – estudantes, professoras e o motorista – estavam em uma excursão que faria visita técnica ao Cactário Horst (espaço dedicado ao cultivo de cactos e suculentas), em Imigrante, quando o acidente aconteceu. A investigação da Polícia Civil indicou que houve falhas graves nos sistemas de freio do ônibus. O veículo pertencia à UFSM, mas o motorista era terceirizado.

O acidente aconteceu a cerca de 850 metros do destino final, entre os quilômetros 3 e 4 da rodovia, pouco antes das 11h. O primeiro chamado que os bombeiros voluntários receberam foi às 10h48min.

As despedidas das vítimas fatais Dilvani Hoch, Fátima Eliane Riquel Copatti, Flavia Marcuzzo Dotto, Janaina Finkler, Marisete Maurer, Paulo Victor Estefanói Antunes e Elizeth Fauth Vargas foram realizadas no sábado em Santa Maria, São Pedro do Sul, Vale Vêneto (distrito de São João do Polêsine), Estância Velha e São Martinho da Serra. Elizeth Fauth Vargas foi sepultada no domingo (6), em Passo Fundo.


O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou que a retomada do uso dos veículos foi feita de forma "cuidadosa" e após todos os veíuculos terem sido revisados; Confira a nota completa: 

A retomada do uso de micro-ônibus e vans foi uma decisão cuidadosa, tomada após nova revisão de todos os veículos. Ainda, reforço que os veículos que rodarão a partir dessa autorização, possuem Laudo de Inspeção Técnica (LIT) e Certificado de Segurança Veicular (CSV). Adotamos medidas que reforçam ainda mais o controle e a segurança da frota, como a instalação da telemetria e o aprimoramento dos processos de vistoria e checklist. Estamos tratando esse retorno com a seriedade que o momento exige para que viagens acadêmicas ocorram com responsabilidade e segurança para toda a comunidade.

Luciano Schuch - Reitor da Universidade Federal de Santa Maria

imagem Redação do Diário

POR

Redação do Diário

[email protected]

Caso Kiss: Mauro Hoffmann é o quarto réu a obter a progressão ao regime semiaberto e defesa pede uso de tornozeleira eletrônica Anterior

Caso Kiss: Mauro Hoffmann é o quarto réu a obter a progressão ao regime semiaberto e defesa pede uso de tornozeleira eletrônica

VÍDEO:Santa-mariense campeão de fisiculturismo é morto a facadas em Santa Catarina; companheira é suspeita do crime Próximo

VÍDEO:Santa-mariense campeão de fisiculturismo é morto a facadas em Santa Catarina; companheira é suspeita do crime

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI