Capivaras são mortas a tiros em reserva florestal protegida por lei em São Gabriel

Autor: Bibiana Pinheiro

Capivaras são mortas a tiros em reserva florestal protegida por lei em São Gabriel

Fotos: Divulgação Apacha

Cinco capivaras foram encontradas mortas após uma série de disparos na Floresta de Ártemis, reserva florestal protegida por legislação ambiental em São Gabriel. O caso teria ocorrido em área próxima ao assentamento Madre Terra, na localidade de Catuçaba. Os moradores teriam ouvido cerca de 25 tiros durante a noite do último sábado (22). No dia seguinte, os animais foram encontrados. A Brigada Ambiental foi chamada, classificou o ato como crime ambiental e segue com as investigações. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp 

Os moradores ainda detalharam que os tiros eram direcionados para as capivaras na água, e que as balas ricocheteavam contra as casas, que 70 metros distantes do ponto. Por consequência, "dava pra ouvir as balas zunindo", descreve o membro da direção da Associação de produtores agroecológicos Pachamama (Apacha), Felipe Biernaski. A organização ambiental é responsável pela reserva florestal protegida no distrito de Catuçaba e, consequentemente, dos seus animais. 

Leia detalhes

Há uma barragem na divisa entre o assentamento sob cuidado da Apacha e a reserva legal da fazenda vizinha. Os animais costumam passar para o outro lado da margem para beber água. 

Leia também

Corpo de Bombeiros Militar abre concurso público com 400 vagas para soldado; saiba como se inscrever Anterior

Corpo de Bombeiros Militar abre concurso público com 400 vagas para soldado; saiba como se inscrever

Homem cai de prédio em Santa Maria Próximo

Homem cai de prédio em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI