Após ordem de serviço, Estrada do Perau segue sem máquinas no trecho interditado e levanta questionamento de moradores; veja o que diz a prefeitura

Autor: *Colaborou Mateus Rossato

Após ordem de serviço, Estrada do Perau segue sem máquinas no trecho interditado e levanta questionamento de moradores; veja o que diz a prefeitura

Foto: Mateus Rossato (Diário)

A pouca movimentação de máquinas e trabalhadores levantou questionamentos de moradores sobre o início da obra de reconstrução da Estrada do Perau. A expectativa era pelo início imediato após a assinatura da ordem de serviço, na tarde de segunda-feira (26), que autorizou o começo dos trabalhos por parte da empresa responsável. A promessa era de que, ainda nesta semana, teria início a limpeza do local e a retirada da vegetação, enquanto o projeto complementar segue em fase de finalização.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Conforme uma moradora ouvida pela reportagem, que não quis se identificar, não houve movimentação no canteiro de obras após a assinatura da ordem de serviço, exceto por um caminhão que “recolheu alguns galhos” no trecho interditado. Questionada, a prefeitura se manifestou em nota. Disse que a empresa tem alguns dias para completar os projetos e “somente após a aprovação, poderá iniciar a intervenção na encosta e reconstrução da pista”.

No comunicado, o Executivo ressaltou ainda que “não há movimentação de máquinas pesadas e trabalhadores nos locais de bloqueio, pois o problema está no meio do trecho que liga os municípios de Santa Maria e Itaara”.


Confira a nota na íntegra

"A prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade, informa que a obra de recuperação de trecho da Estrada do Perau, no Bairro Campestre do Menino Deus, é uma licitação semi-integrada. Assim, após a ordem de serviço assinada na segunda-feira (26), a empresa vencedora do processo FG Fundações e Geotecnia Ltda, de São Paulo/SP, tem alguns dias para completar os projetos, elaborando estudos e entregando para a prefeitura o projeto executivo. Somente após a aprovação, poderá iniciar a intervenção na encosta e reconstrução da pista.

Durante esse período, a empresa realiza estudos, instalação do canteiro de obra, limpeza do local, sinalização, a retirada de vegetação, a remoção de materiais soltos que estão na encosta, todo e qualquer material que por ventura apresente algum risco para os funcionários que irão trabalhar na obra, o que está ocorrendo. Vale ressaltar que não há movimentação de máquinas pesadas e trabalhadores nos locais de bloqueio, pois o problema está no meio do trecho que liga os municípios de Santa Maria e Itaara.

A Estrada do Perau está com bloqueio total. Como se trata de uma encosta que desmoronou, o local oferece riscos à população e seguirá interditado pelos órgãos de segurança por tempo indeterminado."


O que foi dito na assinatura da ordem de serviço

A assinatura da ordem de serviço foi realizada na tarde de segunda-feira (26), com a presença de autoridades, como o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSD), o prefeito de Itaara, Sandro Ferigollo (PT), além de dezenas de políticos ligados à região. O deputado federal Paulo Pimenta (PT) também participou da cerimônia.

Ato contou com a presença de dezenas de políticos da regiãoFoto: Vinicius Becker (Diário)

Após o ato, a empresa responsável pela obra, a FG Fundações e Geotecnia Ltda, de São Paulo, explicou que os primeiros passos incluem a limpeza do terreno e finalização do projeto – fase que deve durar de duas a três semanas. Depois, será executado o trabalho na encosta e na via.

O projeto prevê a reconstrução de um trecho de aproximadamente 60 metros de extensão e 7 metros de largura, que permanece totalmente interditado desde os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas de maio de 2024. Também serão removidas árvores, solo e pedras que oferecem risco de deslizamentos, fazendo em seguida as estruturas de reforço e contenção das encostas. O investimento é de R$ 20,7 milhões, vindos do governo federal.

Após a cerimônia, também questionado sobre o início das obras, o prefeito Rodrigo Decimo respondeu:

– A obra em si começa hoje (segunda-feira), através da limpeza, que é um procedimento necessário. Paralelamente a isso, a empresa irá finalizar os projetos executivos nos próximos dias e, a partir daí, sim, dar o início efetivo desta obra, para que a gente possa ter a liberação total durante esses próximos seis meses.


A interdição do Perau

A Estrada do Perau está totalmente bloqueada há mais de um ano e meio, desde as chuvas intensas de maio de 2024, que provocaram grandes deslizamentos, comprometeram o paredão rochoso e destruíram a pista. O bloqueio interrompeu a ligação direta entre Santa Maria e Itaara, afetando o deslocamento diário da população e o escoamento da produção agrícola.

Ao longo de 2024 e 2025, o risco de queda de pedras aumentou, tornando o local ainda mais instável. Para viabilizar a obra, a prefeitura apresentou sucessivos planos de trabalho à Defesa Civil Nacional. A licitação atraiu nove empresas e foi homologada em outubro. Desde então, prefeitura de Santa Maria e governo federal trabalhavam nas etapas que antecedem o início das obras no trecho.


Leia também: 

VÍDEO: Jovem acorrentada pelo pé é resgatada de cárcere privado; suspeito é preso em assentamento da região Anterior

VÍDEO: Jovem acorrentada pelo pé é resgatada de cárcere privado; suspeito é preso em assentamento da região

Guarda Municipal disponibiliza WhatsApp apenas para mensagens em Santa Maria; confira quais serviços podem ser solicitados Próximo

Guarda Municipal disponibiliza WhatsApp apenas para mensagens em Santa Maria; confira quais serviços podem ser solicitados

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI