Dois jovens foram mortos na noite de quinta-feira (26) em Santa Maria. Os crimes aconteceram em bairros diferentes. O primeiro foi no Bairro Urlândia, zona sul da cidade, onde Derick Castro dos Santos, 14 anos, foi morto a golpes de facão. Poucas horas depois, Marcos Vinícius dos Santos Cardoso, 19 anos, foi atingido por três disparos na cabeça e nas costas, na Vila Brenner, no Bairro Divina Providência, região norte do município. Ele morreu no local. Outro jovem foi ferido com um tiro de raspão.
Com esses dois casos, Santa Maria chega a 54 homicídios em 2024. Metade das vítimas de crimes eram adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos.
Até o momento, das 27 pessoas nessa faixa etária que perderam a vida para a violência, a grande parte estava ligada ao crime organizado. Conforme o delegado de Homicídios, Adriano De Rossi, a maioria dos casos tem como motivação o tráfico de drogas e a disputa de territórios. Ele destaca a participação dos jovens nesse meio.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
– São jovens de baixa renda que não possuem maturidade o suficiente ou perspectivas de vida inseridos em um ambiente que estimula sua entrada no tráfico de drogas – destaca.
Além disso, o que chama atenção é o modus operandi dos assassinatos. Em muitos casos, as vítimas são mortas com tiros na região da cabeça ou do rosto. Característico do tráfico de drogas.
– As vítimas são executadas de forma cruel, sem qualquer possibilidade de reação. Muitos desses crimes ocorridos dentro da residência das vítimas na presença dos familiares – ressalta o advogado e professor de Direito Penal Raphael Urbanetto Peres.
Num apanhado geral, das 54 mortes neste ano, cinco eram mulheres e 49 homens com idades que variam entre 14 e 71 anos.
Número de homicídios deve superar 2023
De acordo com os dados da Polícia Civil, Santa Maria fechou o ano de 2023 com 55 homicídios. Com as duas mortes de quinta-feira, a cidade está a um número de alcançar a marca do ano passado.
– Espera-se que o número ultrapasse o ano passado, inclusive porque faltam ainda três meses para o fim de 2024. Entretanto, esperamos que o número fique abaixo do registrado no ano de 2022 – afirma o delegado Adriano De Rossi ao relembrar os 70 assassinatos registrados em 2022.
Além disso, segundo o delegado, dos 54 homicídios, 47 já possuem a autoria apontada.
Leia Mais:
- Adolescente de 14 anos é morto com golpes de facão em Santa Maria; suspeitos seriam três menores de idade
- Jovem de 19 anos é morto a tiros e outro fica ferido em Santa Maria; cidade já registra 54 homicídios em 2024
- Jovem encontrado morto na Estrada do Perau seria autor de tiros em comício de Bagé