
Foto: Fernando Ramos (Formigueiro Real)
Corpo da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, 49 anos, foi encontrado na manhã de terça-feira ao lado de sua caminhonete em uma estrada do interior do município
A Polícia Civil confirmou que já possui suspeitos e trabalha com diversas linhas de investigação sobre o assassinato da vereadora Elisane Rodrigues dos Santos, 49 anos, ocorrido na terça-feira (17), no interior de Formigueiro. A polícia não descarta nenhuma motivação para o crime.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O corpo da parlamentar foi encontrado com diversos golpes de faca, na altura do peito e um corte profundo no pescoço, ao lado de sua caminhonete, uma Fiat Strada branca, em uma estrada de chão na localidade de Rincão dos Machados, zona rural do município.
Por se tratar de uma área isolada, não há câmeras de monitoramento, o que dificulta o avanço da investigação. No entanto, o delegado Antonio Firmino de Freitas Neto, que responde pela Delegacia de Polícia de Formigueiro, afirma que a investigação foi reforçada com agentes da Delegacia Regional de Santa Maria para acelerar os trabalhos. Ele não divulgou detalhes sobre a possível motivação para o assassinato da política.
Elisane exercia seu primeiro mandato como vereadora pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e era a única mulher entre os nove parlamentares da Câmara. Na noite de segunda-feira (16), ela participou normalmente da sessão legislativa.

Despedida
A cerimônia de despedida ocorre na Igreja Evangélica Quadrangular, na localidade do Fundo do Formigueiro. O corpo será sepultado nesta quarta-feira (18), às 16h, no cemitério da localidade.
Em nota oficial, a prefeitura de Formigueiro decretou luto oficial de três dias e destacou a trajetória de Elisane como servidora pública e representante das mulheres no Legislativo. O Partido dos Trabalhadores também se manifestou, exigindo justiça e lembrando a atuação da vereadora em causas sociais e na defesa do povo quilombola.
"Com atuação como vereadora e servidora pública, Elisane foi uma representante das mulheres na Câmara Municipal. Deixa registrada sua contribuição ao município, marcada pelo trabalho e dedicação à comunidade", diz a nota.
"A Bancada do PT na Câmara de Vereadores também prestou a solidariedade à família de Elisane. "Foi uma voz firme e comprometida com a defesa dos direitos sociais, da causa quilombola, da saúde pública, da justiça social e do diálogo", diz nota da Bancada.
Além da atividade parlamentar, Elisane era técnica de enfermagem e auxiliar de análises clínicas e atuava no Hospital Dr. Pedro Jorge Calil, de Formigueiro. Ela deixa marido e dois filhos.