O analista tributário da Receita Federal João Flávio Chaves Mendonça, 67 anos, foi encontrado morto na noite de domingo (5) dentro de sua residência no Bairro Tomazetti, em Santa Maria. O fato ocorreu por volta das 23h40min.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A Brigada Militar e o Samu foram acionados, mas o servidor já estava sem vida quando as equipes chegaram no local. Na casa, a Polícia Civil e o Instituto-Geral de Perícias (IGP) apreenderam uma pistola 9 milímetros e um estojo deflagrado.
Chaves havia sido preso em novembro de 2024 durante a Operação Entreposto, juntamente com outros cinco servidores da Receita, suspeito de envolvimento no esquema de contrabando e subtração de mercadorias do depósito da Receita Federal de Santa Maria, do qual era o responsável. Ele estava em liberdade desde o final daquele mês.
A Delegacia de Polícia de Homicídios de Santa Maria investiga as circunstâncias da morte. A hipótese principal é de suicídio.
O corpo de João Flávio Mendonça será velado a partir das 18h desta segunda-feira na Sala Esmeralda da Funerária Angelos Oeste, na Avenida Hélvio Basso. O sepultamento ocorrerá às 10h de terça-feira (7) no Cemitério Santa Rita, em Camobi.