Corpo de Bombeiros inaugura sede do comando regional em Santa Maria e prevê mais soldados em 2026

Corpo de Bombeiros inaugura sede do comando regional em Santa Maria e prevê mais soldados em 2026

Foto: Vinicius Becker (Diário)

O novo espaço do 4º Comando Regional de Bombeiros Militares, está localizado na Rua Astrogildo de Azevedo, no Centro de Santa Maria.

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul inaugurou, nesta sexta-feira (4), a sede do 4º Comando Regional de Bombeiros Militares (4º CRBM), localizada na Rua Astrogildo de Azevedo, no centro de Santa Maria. A nova estrutura, de caráter administrativo, atenderá 219 municípios da Região Central e terá como missão facilitar a gestão entre os batalhões operacionais e o Comando Geral da instituição.


– A nossa missão aqui é fazer a gestão administrativa, cuidando de pessoal, operações, logística, patrimônio e treinamento, para que os batalhões possam focar exclusivamente na operacionalidade – afirmou o comandante regional dos Bombeiros, coronel José Carlos Sallet de Almeida e Silva.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Julimar Fortes Pinheiro, também esteve presente na solenidade e ressaltou a importância do investimento estrutural na região:


– Essa sede já havia sido instituída há mais de um ano como estrutura, mas agora passa a contar com espaço físico próprio, o que certamente amplia nossa capacidade de gestão.


Questionado sobre o déficit de efetivo e equipamentos, Pinheiro disse que as demandas já estão sendo tratadas. Ele ressaltou que o governo do Estado anunciou a inclusão de 409 novos bombeiros militares. Desses, 200 começarão a formação neste ano e chegarão à tropa no segundo semestre de 2026. Além disso, está prevista a contratação de 544 soldados temporários no próximo ano.


Fortes enfatizou que o ano de 2025 será de manutenção da estrutura existente, mas reforçou o compromisso com o crescimento gradual da instituição.

A reunião teve a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Fortes (centro da foto), que tratou de demandas da corporação Foto: Vinicius Becker (Diário)


Sem escada magirus
Ainda nesta sexta-feira, a nova sede regional foi palco de uma reunião entre o Corpo de Bombeiros, vereadores e o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo (PSDB), para tratar das deficiências da corporação no município. A Comissão Especial da Câmara de Vereadores, que acompanha a situação estrutural e funcional da corporação, cobrou soluções para o déficit de quase 60 profissionais e para a compra de uma viatura com escada mecânica (magirus), equipamento essencial para resgates em prédios de até 14 andares.


Sobre essa demanda, o coronel Sallet explicou que a escada mecânica que havia na cidade não está em condições de uso.


– A escada que havia em Santa Maria ficou defasada e obsoleta e está fora de atividade – pontuou o comandante.


Apenas duas magirus estão em operação no Estado, em Porto Alegre e Caxias do Sul. 


Os vereadores sugeriram a busca de recursos junto ao programa estadual Avançar na Segurança, com apoio da prefeitura. A comissão de vereadores também planeja uma audiência com o governador Eduardo Leite (PSB) e o vice-governador Gabriel Souza (MDB) para tratar do tema.


 


 

Carro cai em valeta na Faixa Nova de Camobi Anterior

Carro cai em valeta na Faixa Nova de Camobi

Próximo

"Foi desastrosa a ação, poderiam ter acalmado ele", diz defesa da família de produtor rural morto em abordagem da Patram em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI