Abastecimento de água de 20 mil residências pode ser afetado em Santa Maria

Abastecimento de água de 20 mil residências pode ser afetado em Santa Maria

Foto: Beto Albert (Arquivo Diário)

O diretor executivo da regional Centro da Corsan/Aegea, Alexandre Barradas, disse em entrevista ao Bom Dia, Cidade! (CDN 93.5 FM), na manhã desta quarta-feira (18), que das 120 mil unidades consumidoras de Santa Maria, 20 mil podem ser impactadas e sofrer oscilações em relação ao abastecimento. A Zona Sul até a localidade do Passo das Tropas, os Bairros Tancredo Neves e Nova Santa Marta, Parque Pinheiro Machado, na Região Oeste, e o Centro devem ser atingidos.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Devido às fortes chuvas, segundo ele, duas adutoras de 300 milímetros, primeiramente, foram rompidas, e nesta madrugada, outra de 600 milímetros foi danificada, que transportam água bruta do Rio Ibicuí até a estação de Tratamento de Água (ETA) na Vila Vitória, o que deve provocar ao longo desta quarta-feira “oscilações” no abastecimento em Santa Maria.

— Nós tivemos uma redução no abastecimento nesta madrugada — afirmou Barradas.

O diretor ressaltou que as equipes seguem trabalhando para acessar os locais dos rompimentos, o que ainda não ocorreu, uma vez que a área permanece isolada pelo nível alto do Ibicuí.

— Hoje, nós não temos acesso — afirmou Barradas, afirmando que a prioridade, agora, será fazer reforço em bombas e novas tubulações em trechos abaixo de onde estão instaladas as adutoras.

O diretor ressaltou que há 50 trabalhadores se revezando para fazer o trabalho, com o auxílio guindaste e duas escavadeiras hidráulicas.

A companhia está deslocando mais duas bombas que funcionam submersas para serem instaladas no rio, abaixo de onde houve os rompimentos, para aumentar a capacidade de água que chega para tratamento e distribuição à população. Também está sendo realizada a limpeza dos crivos das bombas que tiveram o funcionamento prejudicado devido à obstrução dos aparelhos causada pelo arraste de galhos e pedras do rio. Os aparelhos foram instalados durante a enchente de maio de 2024.

Uma outra equipe está construindo uma rede para ser interligada a adutora que está funcionando, possibilitando ampliar a entrega para mais 100 litros de água por segundo. Somando todos esses esforços, a previsão é que até o final desta quarta, tenha se recuperado a vazão necessária para voltar a abastecer toda a cidade. Até a situação se normalizar o abastecimento acontecerá alternado por bairros.

A Corsan/Aegea providenciou quatro carretas e seis trucks para abastecer hospitais, escolas e presídios, somando 10 caminhões-pipa, além da instalação de cinco reservatórios móveis em diferentes regiões da cidade. Ele fez um apelo à população “num momento de crise” com 50% do abastecimento para economizar água não lavando, por exemplo, garagem e até roupas.


Veja como ficará o fornecimento de água nesta quarta-feira:

Bairros Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek, Nova Santa Marta, Agroindustrial, Parque Pinheiro Machado e o distrito da Boca do Monte

  • Normalização: 16h30min

Nossa Senhora de Lourdes

  • Normalização: 17h

Bairros Tomazetti, Minuano, Dom Antônio Reis, Passo das Tropas, Lorenzi, Urlândia, Santos, Uglione, Patronato, Duque de Caxias

  • Normalização: 18h

Bairros Centro, Nossa Senhora Medianeira, Nossa Senhora de Fátima Nossa Senhora das Dores, Menino Jesus, João Goulart, Itararé

  • Normalização: 19h


Parte da cabeceira de ponte sobre a várzea do Vacacaí-Mirim na RSC-287 cede e deixa trânsito em meia-pista Anterior

Parte da cabeceira de ponte sobre a várzea do Vacacaí-Mirim na RSC-287 cede e deixa trânsito em meia-pista

Em Santa Maria, sobe para 403 pessoas atingidas com a chuva. Dez escolas municipais estão sem aulas nesta quarta-feira Próximo

Em Santa Maria, sobe para 403 pessoas atingidas com a chuva. Dez escolas municipais estão sem aulas nesta quarta-feira

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI