Bei nos Bairros

Buracos comprometem calçadas, prédio e atrapalham o trânsito na cidade

Problemas na Rua Tuiuti, no bairro Tancredo Neves e na Rua Felipe de Oliveira preocupam pedestres, moradores e motoristas


Foto: Luiz Alberto Zielmann / Arquivo Pessoal
Rua Tuiuti entre as ruas Professor Braga e Floriano Peixoto está com inúmeros buracos junto as calçadas

Matéria atualizada em 10/01/2022 às 14h36min 

Pra quem precisa estacionar na área central de Santa Maria na Rua Tuiuti entre as ruas Professor Braga e Floriano Peixoto, já deve ter percebido que algumas crateras se abriram junto ao meio fio ocasionando transtornos e prejuízo para alguns motoristas. No local existe estacionamento rotativo pago (Zona Azul).

Na manhã desta quinta-feira um morador e usuário do local, relatou a reportagem do Programa Bei nos Bairros na Rádio CDN 93.5 FM que diversas reclamações e solicitações já foram feitas ao poder público para que seja feito o reparo no local, inclusive através de pedidos de providência por parte do legislativo.

Recentemente uma motorista teve que acionar um guincho para retirar o veículo que ficou preso junto a um buraco no local. Os motoristas pedem que seja solucionado o problema que só aumenta a cada dia.

Moradores esperam por ônibus em meio a sujeira e veículos

Outra situação parecida enfrentam os moradores da região oeste da cidade. Na rua Marfiza Franco Rosa esquina com a Pedro Maximiliano Padoim no bairro Tancredo Neves divisa com o Residencial Piratini, uma cratera se abriu na calçada da casa de um morador.


Foto: Jorge Rodrigues / Arquivo Pessoal 
Calçada está interditada na rua Marfiza Franco Rosa esquina com a Pedro Maximiliano Padoim

Conforme o morador Jorge Rodrigues, que reside no local há 34 anos, esse problema começo em setembro do ano passado devido as fortes chuvas que atingiram o município, desde então um buraco começou a se formar abaixo da calçada criando galerias subterrâneas e assim comprometendo a estrutura e colocando em risco quem utiliza a via.

Em 29 de setembro foi registrado o protocolo de número 1135 na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos que esteve no local e interditou a calçada.

Passado todo esse tempo o morador espera que seja solucionado o problema que já está comprometendo a estrutura do muro da casa e até mesmo residências do Residencial Piratini.

Problema muito parecido enfrentam os moradores do Condomínio Edifício Gabriela, na Rua Felipe de Oliveira na região central.

Teve conserto: Problema de esgoto foi arrumado no Parque Pinheiro Machado

Segundo o síndico do local Luiz Antônio Antunes Pereira, 79 anos, funcionário público federal aposentado. No ano de 2008 uma cratera se abriu no local e acabou levando a cobertura da garagem do prédio além de engolir uma camionete que precisou ser retirada por um guincho com a ajuda de bombeiros.
Foto: Fernando Ramos / BD 26/10/2008
Em 2008 um veículo foi engolido pela cratera que abriu no pátio do prédio

Na época a prefeitura efetuou o conserto da canalização de uma sanga que passa nos fundos do prédio, porém nos últimos tempo a obstrução da canalização e a falta de drenagem do terreno aos fundos tem comprometido novamente a estrutura das garagens e dos muros.


Foto:  Luiz Antônio Antunes Pereira / Arquivo Pessoal
Parte do piso da garagem desmoronou novamente

Temendo que tudo volte a ser como antes, engenheiros e moradores acompanham a evolução das rachaduras nas paredes e deslocamento de solo que já comprometeu a vaga de um veículo no prédio.

O síndico pede que a prefeitura possa comparecer no local para analisar a situação do problema e achar uma solução para o problema antes que seja tarde demais.

RESPOSTA DA PREFEITURA:

"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responde aos seguintes questionamentos:


Resposta - Rua Tuiuti

Tendo em vista o lançamento irregular de águas na via pública, o qual vem danificando a pavimentação, a Secretaria fará uma vistoria no local juntamente com a Superintendência de Fiscalização, da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização. Após ser constatado que são necessárias adequações por parte do contribuinte, será feito o reparo na pavimentação pelo Município.


Resposta - Rua Marfiza Franco Rosa

Já foi realizada a vistoria no local. O problema é devido à grande quantidade de lançamento irregular de esgoto cloacal. A Secretaria tem programada a manutenção do sistema de drenagem de águas pluviais para o mês de fevereiro.


Resposta - Rua Felipe de Oliveira

A Secretaria explica que um técnico irá até o local para avaliar o problema. Também será solicitado, para um engenheiro da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, verificar a real situação dessas construções, e todas as informações possíveis, pois as construções estão muito próximas da margem do arroio/sanga. A princípio, não podem estar construídas nesse local sem uma autorização."


Caso você tenha alguma sugestão ou pauta de matéria entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp 55 9 9119 6163 ou por meio de nossas redes sociais Facebook e Instagram - @bei.noticias.

- E-mail - contato@bei.net.br

Internet

wpp.png