comunidade

Associação Bem Viver atende pessoas com Síndrome de Down



Foto:Divulgação Bem Viver

A Associação dos Pais, Familiares e Amigos do Down - Santa Maria/RS foi fundada em 15 junho de 2000, data da primeira ata, com a iniciativa de um grupo de pais que, no ano de 1998, começaram a conversar sobre a necessidade de ter uma associação que representasse os interesses das pessoas diagnosticadas com a síndrome na nossa cidade.
Reunir pais com o mesmo propósito foi o primeiro passo, e após um grupo destes foram conhecer o funcionamento de associações em outras cidades. A experiência trouxe ideias que foram discutidas em grande grupo até chegarmos a nossa proposta, apresentada na reunião de fundação. Estavam presente pais de filhos (as) de diversas faixas etárias, o que deu voz as necessidades vivenciadas em diferentes faixas etárias.
O nome ¨Bem Viver¨ foi escolhido por Rosane Vargas, mãe do Rafael. Primeira presidente assumiu o cargo Luciane Smeha, mãe da Vitória, entre outros pais que compuseram a primeira diretoria. Na reunião de fundação, também foram eleitos representantes de comissões, entre elas: comissão de acolhida aos recém- nascidos e novos membros; comissão de inclusão escolar; comissão de saúde e estimulação precoce, entre outras.
Os objetivos iniciais estavam orientados a ter uma representação no município para manifestar nossos interesses em políticas públicas voltadas às pessoas com Síndrome de Down, contribuir para o avanço da inclusão social e escolar, ampliar o conhecimento científico sobre a Síndrome de Down, construir parcerias com pediatras e geneticistas. Especialmente, difundir informações corretas sobre a síndrome para a população em geral, reduzindo o preconceito e crenças sem consistências científicas. Neste intuito, uma das funções da Bem Viver passou a ser participar dos congressos nacionais e internacionais e após, divulgar as novidades em reuniões e palestras, fazendo com que a atualização do conhecimento ocorresse de forma mais rápida.
O apoio financeiro inicial partiu de mensalidades com valores espontâneos pagos por pais, familiares e amigos solidários a causa. Também, recebemos patrocínio de empresas da cidade para nosso material de divulgação. Posteriormente, filiada a Federação das Associações, apoio para participar de eventos e materiais informativos como cartilhas.
Com os primeiros eventos sociais, onde pais eram assadores nos churrascos de confraternizações, começamos a compreender a importância destes encontros e festas que por meio delas, as famílias se conheciam e criavam laços de amizades, trocas de experiências e surgimento de ideias de novas ações.
Assim, as confraternizações marcam os anos da Bem Viver: Dia das Mães/dos Pais, Dia das Crianças, festas especiais de Natal, além das datas alusivas às pessoas com deficiência, como por exemplo, o Dia da Internacional Síndrome de Down, 21 de Março.
Bem Viver é uma associação civil de caráter social e assistencial sem fins lucrativos que busca o apoio e a união de famílias das pessoas com síndrome de Down, suporte a pais e cuidadores na condução dos filhos Downs nas diversas faixas etárias, trocas de experiências, estimular estudos e pesquisas sobre a síndrome trazendo informações atualizadas sob todas as áreas, promovendo o bem-estar, a inclusão e a qualidade de vida às pessoas com síndrome de Down.

Ao Programa Bei nos Bairros da Rádio CDN 93.5 FM na manhã desta terça-feira (12), a presidente da associação Lilia Maria Farret, a importância de terem um espaço destinado para as atividades dos integrantes e familiares é fundamental, a cerca de dois anos um imóvel localizado na Praça da Nonoai em Santa Maria foi cedido pela prefeitura, mas devido a pandemia as tratativas e a demora para realizar a reforma e a entrega do local acabaram atrasando.

Na tarde desta quarta-feira a partir das 15h será realizada uma ação no local da futura sede em comemoração ao Dia das Crianças e também uma forma de apelo ao poder público para que possa se sensibilizar e concluir o processo de reforma e entrega do local para a associação.

RESPOSTA DA PREFEITURA:

"A Prefeitura, por meio das secretarias de Administração e Gestão de Pessoas e de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, trabalha na elaboração do projeto para esta reforma."
Quem quiser participar ou conhecer melhor a associação que atende cerca de 150 pessoas pode acessar o site ou entrar em contato pelos telefones (55) 991592979 ou (55) 981156875

Caso você queira que o Bei nos Bairros vá até a sua comunidade para ouvir suas reivindicações, entre em contato conosco pelo telefone (55) 9 9119 6163 ou pelo e-mail contato@bei.net.br

OUTROS CANAIS

Você também pode nos seguir pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

O Bei é um site de livre acesso, e não precisa assinatura nem cadastro.

FALE COM A GENTE!

- WhatsApp - (55) 99119-6163

- E-mail - contato@bei.net.br

- Facebook - @bei.notícias

- Instagram - @bei.noticias 

Internet

wpp.png