Brigada Militar entrega 1 mil peças de roupas, calçados e cobertores para secretaria em Santa Maria

Cerca de 1 mil peças de roupas, calçados e cobertores arrecadados pelo 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), da Brigada Militar, foram entregues a Secretaria de Desenvolvimento Social. O ato ocorreu na tarde desta quinta-feira (10), na sede da Secretaria, e contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do comandante do 1º RPMon, major Rogério Glanzel Alves, do secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, e da equipe da pasta.

– Essa é nossa Brigada Militar. Esse gesto aqui me deixou muito feliz, porque eles nos ajudam muito com o trabalho de separar o descarte do desapego. Neste ano, arrecadamos 79 mil peças, fazendo uma triagem muito grande. Outra coisa que percebemos claramente é que quando se faz a Campanha do Agasalho, são as pessoas mais simples que doam. As pessoas que mais tem dinheiro não doam. Isso me permite acreditar que essas pessoas que se importam e ajudam com doações já passaram frio, e por isso fazem a sua parte. Embora estaja passando o inverno, ano que vem vai ter inverno de novo. A Campanha deste ano acabou, mas o esforço é contínuo, seguiremos arrecadando e distribuindo – afirma o prefeito.

No total, foram recebidos 936 peças de roupas e calçados, e 40 cobertores, arrecadados pela corporação com a comunidade e também entre o efetivo do próprio 1º RPMon. Conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, os donativos vão se somar aos 79 mil agasalhos arrecadados na Campanha do Agasalho 2023:

– Essas roupas infantis que recebemos vamos colocar no Centro de Referência da Assistência Social, porque às vezes vem uma mãe que precisa e acaba levando. E também no Centro de Referência em Atendimento à Mulher, para mulheres vítimas de violência. É muito importante essa parte da Brigada Militar, essa parceria, pois, algumas vezes o olhar das pessoas para a BM é como um órgão de repressão. Procuramos, sempre que podemos, fazer ações sociais junto da BM, com a banda da corporação, isso demonstra outro olhar para a instituição, aquele olhar humano que faz um trabalho social e que tem relevância social muito forte. E na Campanha do Agasalho, a Brigada é nossa parceira sempre, faz as campanhas, e traz agasalhos que passaram por uma triagem e separação bem conduzida. Somos muito felizes por isso.

Mobilização

Além das roupas, calçados e cobertores doados à Prefeitura, a Brigada Militar também realizou a entrega de agasalhos por meio da Patrulha Maria da Penha, uma equipe especial que atende mulheres vítimas de violência doméstica e familiar com medida protetiva de urgência em vigor.

“A gente fez a coleta das pessoas da comunidade e também dos policiais militares. Arrecadamos 936 peças e quase 40 cobertores que estão sendo entregues nesta oportunidade. Também já fizemos uma parte de doações por meio da nossa Patrulha Maria da Penha, que atende aquelas mulheres que estão em condições de vulnerabilidade. Hoje, formalmente, estamos fazendo a entrega para a Prefeitura dar destinação. É uma contribuição que nós, enquanto instituição, fazemos para as pessoas que necessitam. E boa parte das comunidades mais pobres precisam dessas doações e sempre buscamos colaborar de alguma forma”, declara o comandante do 1º RPMon, major Rogério Glanzel Alves.

O Programa Patrulha Maria da Penha foi implementado pela Brigada Militar (BM) no Estado em 2012. Em Santa Maria surgiu no ano de 2015. O atendimento ocorre através da realização de visitas, as quais têm o objetivo de fiscalizar se as medidas protetivas de urgência estão sendo cumpridas pelo agressor/acusado, bem como verificar a situação familiar da vítima.

Faça a sua parte

Mesmo com a Campanha do Agasalho 2023 encerrada, a Secretaria de Desenvolvimento Social ainda recebe roupas e calçados, que serão ofertados nos varais solidários, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e no Centro de Referência da Mulher (CRM). As doações devem ser feitas na sede da secretaria, na Rua Tuiuti, 1.586, Bairro Centro. Dúvidas ou mais informações pelo telefone (55) 3174-1518.

*com informações da prefeitura de Santa Maria


Polícia civil coordena operação com foco em estelionato contra idosos na região; prejuizos passam de R$ 20 mil Anterior

Polícia civil coordena operação com foco em estelionato contra idosos na região; prejuizos passam de R$ 20 mil

Jovem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Santa Maria Próximo

Jovem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal de arma em Santa Maria

Bei
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI