Polícia Civil investiga a morte de pelo menos 20 cachorros por envenenamento em Caçapava do Sul

Polícia Civil investiga a morte de pelo menos 20 cachorros por envenenamento em Caçapava do Sul

Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Civil de Caçapava do Sul investiga a morte por envenenamento de pelo menos 20 cachorros no município desde o início de 2025. Três casos teriam ocorrido somente no último domingo (16). 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Segundo o delegado Bruno Carnaúba, os responsáveis pelo setor de bem-estar animal da prefeitura, ao tomarem conhecimento dos casos, compareceram na delegacia para registrar a ocorrência policial, no final de fevereiro.


Ainda conforme Carnaúba, muitos desses animais tinham tutor, mas vários viviam soltos nas ruas. Alguns eram cães "comunitários", cuidados por diversos vizinhos. Além disso, esse número pode ser ainda maior, segundo grupos de protetores dos animais do município.


– Estima-se que pelo menos 20 animais tenham sido envenenados desde o início do ano, mas não é possível determinar esse número com exatidão, pois os animais não foram periciados, pois muitos proprietários os enterraram imediatamente após encontrá-los mortos - acrescenta o delegado.


E os casos seguem ocorrendo. Segundo o delegado Carnaúba, pelo menos três cães morreram somente no último final de semana. Um desses animais foi desenterrado e encaminhado para pericia pela prefeitura de Caçapava do Sul, que ajuda na elucidação do caso. O objetivo é identificar qual a substância utilizada.


Questionado sobre o responsável pelos casos, o delegado afirma que já há suspeitas sobre a autoria dos envenenamentos, porém mais detalhes não são divulgados para não prejudicar as investigações.


Como denunciar
Denúncias podem ser feitas para a Brigada Militar por meio do 190 ou para o Departamento de Proteção Animal de Caçapava do Sul no telefone (55) 9 9989-4530. 


Protesto

A ONG Anjos de Patas organiza uma caminhada, intitulada de "Cãominhada da Justiça", prevista para o próximo sábado (22), pela manhã. Inconformados com essa situação, moradores do município mostraram, pelas redes sociais, apoio ao protesto. O objetivo será sair do calçadão da cidade, seguir por ruas principais e encerrar em frente à delegacia. Confira:


"Essa barbárie contra a vida está tipificada na lei de maus tratos e na lei de crimes ambientais, onde são previstas multas e penas de até cinco anos de prisão! Além de levar à morte animais inocentes, este ato covarde também coloca em risco vidas humanas e o meio ambiente! Não aguentamos mais tanta impunidade! Queremos ver a justiça sendo feita! Queremos viver em segurança! Queremos viver em paz!"


A prefeitura de Caçapava do Sul, por meio das redes sociais, publicou vídeo em que a coordenadora do Centro de Bem-Estar Animal e do Departamento de Proteção Animal, Mirella Biacchi, falou sobre os casos.

– Venho, encarecidamente, pedir a ajuda da população caçapavana para combater esses crimes que estão ocorrendo no município de envenenamento. Façam a denúncia, procurem os órgãos competentes ou nos procurem, que vai ser anônimo – afirma.


Leia mais:

Suspeito de envolvimento em triplo homicídio é preso em Santa Maria Anterior

Suspeito de envolvimento em triplo homicídio é preso em Santa Maria

Carro usado em sequestro e assassinato em São Pedro do Sul é localizado em chamas em Santa Maria Próximo

Carro usado em sequestro e assassinato em São Pedro do Sul é localizado em chamas em Santa Maria

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI