Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Santa Maria participou da Operação Shamar, uma das maiores mobilizações nacionais de enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio. A ação foi coordenada pela delegada Elizabete Kaoru Shimomura e integra as atividades do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis da Polícia Civil. As ações em Santa Maria ocorreram ao longo da quarta-feira (6).
Durante a operação, a equipe da DEAM, composta por dez agentes e duas viaturas, cumpriu dois mandados de busca e apreensão de armas de fogo e munições. Além disso, os policiais verificaram três denúncias de violência doméstica e fiscalizaram o cumprimento de Medidas Protetivas de Urgência de 17 mulheres atendidas pela delegacia.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A Operação Shamar tem como objetivo intensificar ações de proteção às mulheres em situação de violência e reforçar o comprometimento das forças de segurança com a prevenção e o combate a esse tipo de crime. O nome da operação tem origem na palavra hebraica “Shamar”, que significa “cuidar”, “guardar”, “proteger” e “zelar”, simbolizando a missão da iniciativa.
A Polícia Civil reforça que denúncias de violência doméstica podem ser feitas presencialmente nas delegacias ou de forma anônima por meio dos canais oficiais.