Foto: Guilherme Brum (PMSM)/Divulgação
Em defesa do sossego público e no combate à poluição sonora, a Operação Silêncio Urbano foi realizada na última quarta (9) e quinta-feira (10) em Santa Maria. A ação, realizada pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública (SSOP), abordou 158 condutores, com o objetivo de fiscalizar irregularidades e o ruído excessivo das motos.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com a prefeitura de Santa Maria, a iniciativa responde a "inúmeras reclamações da população sobre motos com descarga aberta e ruído excessivo, que perturbam o sossego público" — infração prevista no artigo 230, inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata de veículos com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, inoperante ou ineficiente.
Do total de motociclistas abordados, 33 deles foram autuados. Além disso, também foram realizados dois condicionamentos (prazo para sanar irregularidades) e três motos foram recolhidas ao depósito. As principais infrações constatadas: equipamentos deficientes, manobras perigosas, licenciamento vencido, placa sem legibilidade, uso do celular, avanço de parada obrigatória, condução sem habilitação ou curso de reciclagem e entregar direção a pessoa não habilitada.
– Durante as abordagens, os agentes também verificam a documentação dos condutores. Em casos de licenciamento ou IPVA vencidos, é oferecida a possibilidade de pagamento imediato via aplicativo. Se quitado no momento, o veículo é autuado, mas liberado. Caso contrário, além da multa, é aplicada a medida administrativa de remoção – explica o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani.

A ação, que deve seguir ocorrendo em diferentes turnos e em diversos dias da semana, conta com a participação de agentes de Trânsito e da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
Operação Silêncio Urbano
• 158 Abordagens
• 33 autuações
• 3 motos removidas
• 2 condicionamentos
Leia mais: