Corsan se posiciona sobre multa por problemas no abastecimento de Santa Maria

Corsan se posiciona sobre multa por problemas no abastecimento de Santa Maria

Foto: Beto Albert (Diário)

Em Santa Maria, mutirões foram organizados para atender os usuários prejudicados pela Corsan.

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan/Agea) se posicionou após receber a notificação do Procon que, por meio da prefeitura de Santa Maria, multou a empresa em R$ 934 mil por problemas no abastecimento de água no município. Em nota, a companhia falou sobre o rompimento que ocasionou a medida e disse que "seguirá comprometida a prestar com transparência e responsabilidade todas as informações, como vem fazendo até então." O documento foi assinado por Rodrigo Decimo (PSDB) na noite de quarta (12), e a empresa tem 20 dias para recorrer.

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A companhia também afirma que "vem realizando investimentos que há anos não ocorriam no município, com melhorias no sistema de captação, tratamento e distribuição de água." Leia abaixo a nota na íntegra.

Entenda

O processo aberto pelo Procon menciona o rompimento de uma adutora registrado em janeiro de 2025. Mais de 25 mil imóveis tiveram problemas com o reabastecimento de água. Com isso, o órgão identificou que houve violação dos direitos do consumidor, e a partir disso, encaminhou a multa. 

Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade, da Rádio CDN (93,5 FM), o prefeito reforçou que a cobrança foi necessária após a recorrência de diversos problemas que já haviam sido motivo de reuniões entre Executivo e empresa. 


— Os problemas foram se agravando, aumentando. Agora, nos vemos na obrigação de fazer essa ação mais dura contra a companhia de abastecimento de água no município para que possamos avançar nessa questão, que já está durando muito tempo, e não enxergamos ações efetivas por parte da Corsan — reforça o prefeito.

Leia a nota na íntegra

"A Corsan informa que foi notificada oficialmente na manhã desta quinta-feira (13), do processo administrativo aberto pelo Procon decorrente de rompimento de uma adutora ocorrido em janeiro de 2025. A Companhia tem 20 dias para apresentar sua defesa, mas já adianta que seguirá comprometida a prestar com transparência e responsabilidade todas as informações, como vem fazendo até então, acerca das suas ações e os investimentos realizados em Santa Maria.

Importante ressaltar que a Companhia vem realizando investimentos que há anos não ocorriam no município, com melhorias no sistema de captação, tratamento e distribuição de água."

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