Comunidade se reúne em manifestação após morte do produtor rural Valdemar Both em ação policial

Autor: Letícia Klusener e Vitor Zuccolo

Comunidade se reúne em manifestação após morte do produtor rural Valdemar Both em ação policial

Foto: Vitor Zuccolo (Diário)

Moradores da comunidade de Vale dos Panos, do distrito de Palma, reuniram-se em protesto na manhã deste sábado (5) em frente a sede do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, no Bairro São José, em Santa Maria. Com cartazes escritos "justiça por Valdemar", os manifestantes cobram uma resposta sobre ação policial que causou a morte do produtor rural Valdemar Both, 54 anos, na terça-feira (1º). A manifestação contou com a presença do filho Gabriel Both, 21 anos, e de Cléria Both, 49 anos, esposa de Valdemar. 

O filho relatou que as noites são difíceis. Os barulhos do momento da morte registrados pela câmera de segurança ecoam na cabeça: 

– As noites são bem difíceis para dormir. Quando fechamos o olho escutamos o grito do pai que ecoa na cabeça. Não conseguia acreditar, lá no momento, que meu pai tinha morrido quando o policial me falou. Não estávamos preparados, é diferente de morrer por uma doença. O pai era saudável. Foi um abalo muito grande para a gente. 

Cléria disse ter sentido muito desespero quando recebeu a informação da morte do marido. Familiares e amigos é que dão força e apoio para seguir: 

– Ainda não caiu a ficha. Foi muito desesperador desde que eu fiquei sabendo. O que me dá força é o apoio da família e amigos, o Gabriel, ele sendo forte diante dessa situação. Faz falta ver o Valdemar correndo com as caixas de lenha dele, o celular com a mesma música às 5h45min e o lugar do mate no sofá que ele gostava. Não dormimos nem comemos direito depois de tudo isso – finaliza. 

O caso

Valdemar Both, 54 anos, morreu baleado, no final da tarde de terça-feira (1º), próximo à Estrada do Radar, distrito de Palma, zona rural de Santa Maria. Os tiros foram disparados por agentes da Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar, após uma suposta discussão.

Procurada, a Brigada Militar se manifestou informando que foi aberto um inquérito para apurar os fatos. Segundo a nota, os policiais militares teriam sido surpreendidos "por golpes de machado" pela vítima, confirmando que os disparos partiram dos agentes. 

O comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), coronel Rodrigo Gonçalves dos Santos, confirmou o afastamento dos policiais que efetuaram os disparos durante a abordagem. Quanto aos protocolos realizados, o comandante disse que serão avaliados durante o inquérito. 

O filho da vítima, Gabriel Both, 21 anos, relatou o drama vivido naquele dia e como soube da morte do pai. Ele conta que estava trabalhando próximo da residência quando recebeu uma ligação do pai. Gabriel disse que nunca havia tido nenhum problema com a polícia ou qualquer outro órgão da segurança pública até então. 

O advogado da família, Marcio Batista Obetine, concedeu entrevista na sexta-feira (4) disse que "a ação foi desastrosa", mas que ainda aguardava o recebimento do laudo e do contato com a Polícia Civil. 


Brigada Militar apreende adolescente por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo Anterior

Brigada Militar apreende adolescente por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo

Sexto episódio do programa Jogo de Cintura especial pelo fim da violência doméstica debate a eficácia das medidas protetivas Próximo

Sexto episódio do programa Jogo de Cintura especial pelo fim da violência doméstica debate a eficácia das medidas protetivas

Plantão
Logo tv diário
Logo rádio diário

AO VIVO

ASSISTA AGORA
MAIS BEI