
Foto: Ministério Público (Divulgação)
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), por meio do coordenador do Centro de Apoio Operacional do Consumidor e da Ordem Econômica (Caocon), André Marchesan, participou na noite da última segunda-feira (13), de audiência pública promovida pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O encontro foi realizado no auditório da Promotoria de Justiça de Santa Maria por sugestão de André Marchesan, em formato híbrido (presencial e online).
Durante a audiência, que foi conduzida pelo conselheiro da Agergs, Paulo Roberto Petersen, o diretor-presidente da concessionária Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, o engenheiro da Diretoria de Qualidade, Ricardo Pereira da Silva, e o advogado Rafael Fernandes, expuseram aos presentes os principais pontos que baseiam o pedido de reequilíbrio econômico-financeiro da concessionária. Em contrapartida, os usuários da rodovia RSC-287 também se manifestaram.
O coordenador do Caocon salientou que a sugestão de realizar a audiência na Promotoria é uma maneira de aproximar a comunidade de assuntos que envolvem todos, principalmente no que tange o novo pedido de reajuste tarifário dos pedágios da região de Santa Maria.
Também estiveram presentes, a promotora de Justiça de Santa Maria Giani Pohlmann Saad, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o coordenador da Ouvidoria da AGERGS, Eduardo Mesquita, o deputado Estadual Valdeci Oliveira e, por vídeo, o presidente do Conselho de Usuários da rodovia, Heitor Petry, a Diretora do Procon de Santa Maria, Márcia Moro, diretores da concessionária, bem como inúmeros interessados.
Encaminhamentos
As contribuições recebidas durante a consulta e a audiência pública serão analisadas pelas áreas técnicas da AGERGS e incluídas no processo, que será encaminhado ao relator, Paulo Roberto Petersen, para posterior apreciação do Conselho Superior da Agergs.
*Com informações do MP-RS.