
Foto: Defesa Civil
Estradas bloqueadas pelas águas e município isolado na Quarta Colônia. Esse é o relato do prefeito de Faxinal do Soturno, Lourenço Domingos Moro, sobre as chuvas que atingiram a região da quinta-feira (8) para a sexta-feira (9). Segundo ele, há possibilidade de decreto de emergência por conta dos estragos. A BaroClima Meteorologia contabilizou um acumulado de 211 milímetros em 48 horas até a sexta.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De quinta para a sexta, o trabalho à noite foi de monitoramento de casas alagadas, além de uma que estaria em situação de risco. Vias ficaram bloqueadas, e as comunidades de Guarda Mor, Sítio Alto e Sítio dos Mellos ficaram isoladas. A ponte provisória da ERS-348, entre Faxinal e Ivorá, sobre o Rio Guarda Mor, foi levada pela água. Na área urbana, o calçamento foi arrancado em determinados pontos.
– Tivemos muitos estragos nas estradas. Parte do município ficou isolada. Muitos bloqueios de estradas e acessos do município – conta Moro.
O município se organiza para levantar o montante dos estragos causados pelas chuvas, o que será feito na segunda-feira (12). Os dados irão embasar o decreto de emergência.
Defesa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou neste sábado (10) os registros dos municípios reportados. Faxinal do Soturno teve alagamentos em residências, passagem interditada e árvores caídas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) auxiliou na entrega de lonas aos atingidos.