
Foto: Polícia Rodoviária Federal
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou o bloqueio total do trânsito no desvio construído ao lado da ponte sobre a várzea do Rio Toropi, na BR-287, entre os municípios de Mata e São Vicente do Sul, na Região Central do Estado. A interdição foi determinada por questões de segurança, após a força da correnteza danificar parte da estrutura durante a madrugada deste domingo (11).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Segundo o DNIT, o nível da água subiu significativamente e comprometeu a estabilidade do desvio provisório. Equipes já foram mobilizadas para realizar a recuperação da estrutura, mas não há previsão para a liberação do tráfego, devido ao alto volume de água na várzea.
O local está sinalizado, e equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam orientando motoristas e pedestres que se aproximam da área interditada.
Com a interrupção, a orientação para motoristas é utilizar a rota alternativa e se deslocarem via Cacequi, passando pela RS-640, BR-158/RS e BR-287/RS. Outra possibilidade de desvio, a balsa da Vila Clara, entre o interior de São Pedro do Sul e Mata, também foi levada pela enchente e encontra-se amarrada à ponte da BR-287, sem possibilidade de uso no momento.
O DNIT reforça que segue monitorando a situação e pede atenção redobrada dos condutores que trafegam pela região.