Foto: Nathália Schneider (Diário/Arquivo)
O projeto de Remissão de Pena pela Leitura, da editora Companhia das Letras, divulgou as instituições finalistas que receberão a doação de 150 livros para criar clubes de leitura, com o objetivo de reduzir penas em penitenciárias no Brasil. O Presídio Regional de Santa Maria está entre as 25 unidades contempladas. A submissão ao edital foi realizada pelo Observatório dos Direitos Humanos (ODH), ligado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, por meio de convênio mantido com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Segundo a chefe do ODH, Jane Schumacher, ações no Presídio Regional são desenvolvidas pelo Grupo Temático de Extensão Prisional.
— Submetemos ao edital da Companhia das Letras em 2023 para contribuir para a reinserção social através do estudo e da leitura — afirma.
O edital visa oferecer acesso gratuito a livros para populações vulneráveis, incluindo pessoas privadas de liberdade, idosos, comunidade LGBTQIAPN+, mulheres e gestantes.
A proposta alinha-se às atividades extensionistas do ODH, incentivando a leitura e a escrita como formas de ressocialização. A remissão de pena pela leitura não apenas proporciona educação, mas também incentiva a transformação positiva de comportamentos.
Os 150 livros (seis títulos, 25 exemplares cada) devem chegar em março. Os títulos a serem recebidos são:
– “Estela sem Deus”, Jeferson Tenório;
– “A arte de correr na chuva”, Garth Stein;
– “Aos 7 e aos 40”, João Anzanello Carrascoza;
– “Inês”, Roger Mello e Mariana Massarani;
– “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, Jarid Arraes;
– “Originárias: Uma antologia feminina de literatura indígena”, Trudruá Dorrico.
*Com informações da UFSM