Foto: Luiz Alberto Zielmann / Arquivo Pessoal
Rua Tuiuti entre as ruas Professor Braga e Floriano Peixoto está com inúmeros buracos junto as calçadas
Matéria atualizada em 10/01/2022 às 14h36min
Pra quem precisa estacionar na área central de Santa Maria na Rua Tuiuti entre as ruas Professor Braga e Floriano Peixoto, já deve ter percebido que algumas crateras se abriram junto ao meio fio ocasionando transtornos e prejuízo para alguns motoristas. No local existe estacionamento rotativo pago (Zona Azul).
Na manhã desta quinta-feira um morador e usuário do local, relatou a reportagem do Programa Bei nos Bairros na Rádio CDN 93.5 FM que diversas reclamações e solicitações já foram feitas ao poder público para que seja feito o reparo no local, inclusive através de pedidos de providência por parte do legislativo.
Recentemente uma motorista teve que acionar um guincho para retirar o veículo que ficou preso junto a um buraco no local. Os motoristas pedem que seja solucionado o problema que só aumenta a cada dia.
Moradores esperam por ônibus em meio a sujeira e veículos
Outra situação parecida enfrentam os moradores da região oeste da cidade. Na rua Marfiza Franco Rosa esquina com a Pedro Maximiliano Padoim no bairro Tancredo Neves divisa com o Residencial Piratini, uma cratera se abriu na calçada da casa de um morador.
Foto: Jorge Rodrigues / Arquivo Pessoal
Calçada está interditada na rua Marfiza Franco Rosa esquina com a Pedro Maximiliano Padoim
Conforme o morador Jorge Rodrigues, que reside no local há 34 anos, esse problema começo em setembro do ano passado devido as fortes chuvas que atingiram o município, desde então um buraco começou a se formar abaixo da calçada criando galerias subterrâneas e assim comprometendo a estrutura e colocando em risco quem utiliza a via.
Em 29 de setembro foi registrado o protocolo de número 1135 na Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos que esteve no local e interditou a calçada.
Passado todo esse tempo o morador espera que seja solucionado o problema que já está comprometendo a estrutura do muro da casa e até mesmo residências do Residencial Piratini.
Problema muito parecido enfrentam os moradores do Condomínio Edifício Gabriela, na Rua Felipe de Oliveira na região central.
Teve conserto: Problema de esgoto foi arrumado no Parque Pinheiro Machado
Segundo o síndico do local Luiz Antônio Antunes Pereira, 79 anos, funcionário público federal aposentado. No ano de 2008 uma cratera se abriu no local e acabou levando a cobertura da garagem do prédio além de engolir uma camionete que precisou ser retirada por um guincho com a ajuda de bombeiros.
Foto: Fernando Ramos / BD 26/10/2008
Em 2008 um veículo foi engolido pela cratera que abriu no pátio do prédio
Na época a prefeitura efetuou o conserto da canalização de uma sanga que passa nos fundos do prédio, porém nos últimos tempo a obstrução da canalização e a falta de drenagem do terreno aos fundos tem comprometido novamente a estrutura das garagens e dos muros.
Foto: Luiz Antônio Antunes Pereira / Arquivo Pessoal
Parte do piso da garagem desmoronou novamente
Temendo que tudo volte a ser como antes, engenheiros e moradores acompanham a evolução das rachaduras nas paredes e deslocamento de solo que já comprometeu a vaga de um veículo no prédio.
O síndico pede que a prefeitura possa comparecer no local para analisar a situação do problema e achar uma solução para o problema antes que seja tarde demais.
RESPOSTA DA PREFEITURA:
"A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, responde aos seguintes questionamentos:
Resposta - Rua Tuiuti
Tendo em vista o lançamento irregular de águas na via pública, o qual vem danificando a pavimentação, a Secretaria fará uma vistoria no local juntamente com a Superintendência de Fiscalização, da Secretaria Extraordinária de Licenciamento e Desburocratização. Após ser constatado que são necessárias adequações por parte do contribuinte, será feito o reparo na pavimentação pelo Município.
Resposta - Rua Marfiza Franco Rosa
Já foi realizada a vistoria no local. O problema é devido à grande quantidade de lançamento irregular de esgoto cloacal. A Secretaria tem programada a manutenção do sistema de drenagem de águas pluviais para o mês de fevereiro.
Resposta - Rua Felipe de Oliveira
A Secretaria explica que um técnico irá até o local para avaliar o problema. Também será solicitado, para um engenheiro da Secretaria de Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, verificar a real situação dessas construções, e todas as informações possíveis, pois as construções estão muito próximas da margem do arroio/sanga. A princípio, não podem estar construídas nesse local sem uma autorização."
Caso você tenha alguma sugestão ou pauta de matéria entre em contato com nossa equipe pelo WhatsApp 55 9 9119 6163 ou por meio de nossas redes sociais Facebook e Instagram - @bei.noticias.
- E-mail - [email protected]